Em três encontros, proposta da oficina é ler e escrever textos curtos a partir da tradição do fragmento na literatura brasileira. São apenas 15 vagas, com inscrições até o dia 12 de novembro.

A Academia Mineira de Letras (AML) promove, em novembro, a Oficina de Leitura e Escrita Curto Circuito, com a escritora mineira Bruna Kalil Othero. Os encontros ocorrerão nos dias 13, 14 e 16 de novembro, de 19h às 21h, na sede da AML, com emissão de certificado aos participantes. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

“A proposta da oficina “Curto Circuito” é ler e escrever textos curtos a partir da tradição do fragmento na literatura brasileira. Após ler e debater poemas, contos, crônicas e capítulos curtos de romances, iremos produzir e editar nossos próprios textos com as ferramentas de concisão aprendidas. O primeiro encontro debate o método do texto curto, com a leitura de poemas e capítulos de romances. O segundo encontro gira em torno de contos e crônicas. E o terceiro encontro será inteiramente dedicado à partilha e edição dos textos escritos pelos participantes”, adianta a autora.

Bruna Kalil Othero nasceu em Belo Horizonte, em 1995, e é escritora, performer, tradutora, professora e pesquisadora. Atualmente cursa Ph.D. em português na Indiana University (EUA). Mestra em literatura brasileira pela UFMG, pesquisou a literatura erótica-pornográfica de Hilda Hilst. Autora do romance O presidente pornô (2023), publicado pela Companhia das Letras, das obras de poesia Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas (2019), premiado pelo Ministério da Cultura, Anticorpo (2017), Poétiquase (2015), e do livro-objeto de ficção Carne (2019). Organizou as coletâneas A Porca Revolucionária: ensaios literários sobre a obra de Hilda Hilst (2018) e Poéticas do devir-mulher: ensaios sobre escritoras brasileiras (juntamente com Constância Lima Duarte e André Magri, 2019). Seu livro inédito Tinha um Pedro no meio do caminho foi premiado pela Secretaria Especial de Cultura (2019) e seu primeiro livro traduzido, Oswald le pide a Tarsila que le lave los calzones (tradução por Paula Abramo), está prestes a ser publicado no México.

PROGRAMAÇÃO

ENCONTRO 1 (Dia 13/11):

A concisão como método

  • Machado de Assis, capítulos de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899)
  • Oswald de Andrade, capítulos de Serafim Ponte Grande (1933)
  • Patrícia Galvão, capítulos de Parque Industrial (1933)
  • Carolina Maria de Jesus, capítulos de Quarto de despejo (1960)
  • Poemas de Ana Cristina Cesar e Gal Freire

ENCONTRO 2 (Dia 14/11):

Onde termina o conto e começa a crônica

  • Contos de Lygia Fagundes Telles
  • Contos de Hilda Hilst
  • Crônicas de Fernando Sabino
  • Crônicas de Nelson Rodrigues

ENCONTRO 3 (Dia 16/11):

Compartilhamento de métodos de edição (Ana Cristina Cesar e Bruna Kalil Othero).

Partilha e edição de textos dos participantes.

 

****