Evento integra o Sábados Feministas, projeto da AML em parceria com o movimento Quem Ama Não Mata que traz, até novembro deste ano, encontros mensais com discussões sobre a pauta feminista.

No dia 13 de abril, sábado, a partir das 10h, a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “Simone de Beauvoir e os feminismos contemporâneos do Brasil e do mundo” com a pesquisadora e especialista no tema, Magda Guadalupe. O evento faz parte do segundo encontro do Ciclo de Debates “Sábado Feministas”, realizado em parceria entre o Movimento Quem Ama Não Mata e a Academia Mineira de Letras. A palestra será no auditório da AML com abertura de portões 30 minutos antes do início do evento.

Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

“Não se nasce mulher, torna-se mulher“. Uma das frases mais emblemáticas de Simone de Beauvoir pertence ao livro “O Segundo Sexo” (1949) que causou grande impacto nos feminismos das décadas de 1960 e 1970. Mas o que sua autora teria a dizer às mulheres de hoje, principalmente do Brasil? É o que se propõe a debater a filósofa e professora doutora em Direito, Magda Guadalupe dos Santos (PUC Minas / UEMG). Estudiosa da obra de Beauvoir desde a década de 1970, Magda integra o Comitê Editorial/Editorial Board de Simone de Beauvoir Studies e o GT “Filosofia e Gênero”, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

Na palestra, a proposta é fazer uma atualização de ‘Segundo Sexo’, discutindo o feminismo de ontem e da contemporaneidade, sob uma “perspectiva histórica”, estendendo o diálogo com o Brasil: “A obra de Beauvoir mostra que não há natureza humana que possa condicionar e ditar o que seja uma mulher. Por um lado, a cultura fabrica mulheres de acordo com suas conveniências sociais, políticas e econômicas, por outro, é preciso assumir autonomamente tais bases, especialmente em sua materialidade econômica, possibilitando a todas as mulheres, em todas as sociedades, educação e emprego, para que cada uma de nós possa ser o que se faz ser”, contextualiza Magda Guadalupe.

Segundo Sexo (1949)

Obra em que a autora aprofunda os conceitos do existencialismo francês, corrente filosófica integrada por vários intelectuais de meados do Século XX, como Jean-Paul Sartre, Albert Camus, além da própria Simone de Beauvoir. Nesta obra a questão principal versa sobre sua crítica às análises em bases de certo naturalismo, que condiciona os corpos femininos apenas a um referencial biológico. Segundo Beauvoir, mulheres e homens são dotados de dimensões corpóreas existenciais e ontológicas, o que implica num corpo vivido que se expressa em meio a outros corpos em situações históricas específicas.

Obras de Memória. Escrita do Eu

Beauvoir escreveu várias obras de Memória, em especial, A Força das Coisas, em 1963, em que relata sua vida, suas lutas ao lado de seu companheiro, Jean-Paul Sartre, assim como vários acontecimentos históricos do Século XX, incluindo sua viagem ao Brasil, na década de 1960. Companheiros de vida, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre partilharam uma relação aberta, livre, em alternativa ao casamento tradicional burguês. Sobre esta relação, Beauvoir escreveu, entre outros, o livro de memórias Cerimônia do Adeus, em que narra seus últimos anos de convivência com Sartre até sua decadência física perto da morte, em 1980.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.