O acadêmico e presidente da Instituição realiza, de março a junho deste ano, encontros que irão abordar obras desde a Descida de Inana ao mundo dos mortos (séc. XX a. C.) à Divina Comédia de Dante (séc. XIV).

Iniciando a série “Encontro com os Clássicos – Viagens e Literatura”, ministrada pelo acadêmico Jacyntho Lins Brandão, a Universidade Livre da Academia Mineira de Letras promove o primeiro módulo do curso, intitulado “Literaturas Antigas e Medievais”, a ser realizado no formato híbrido (presencial e virtual), de março a junho de 2024, com encontros às terças-feiras, das 19h às 21h, na sede da AML ou pela plataforma Zoom. As inscrições já estão abertas até 11 de março, neste link.

Neste módulo serão abordadas obras que vão da Descida de Inana ao mundo dos mortos (séc. XX a. C.) à Divina Comédia de Dante (séc. XIV). O segundo módulo, previsto para acontecer de agosto a novembro, tratará do tema nas literaturas modernas e contemporâneas.

Sobre o módulo: Literaturas Antigas e Medievais

Conforme Walter Benjamin, é lugar comum dizer que “quem viaja tem muito o que contar,” o viajante (em especial o marinheiro) constituindo um dos dois tipos inaugurais de narrador, no contraponto com o camponês sedentário, que conta histórias e transmite as tradições de seu próprio povo. De modo distinto da experiência deste último, a possibilidade de contato com o outro que a viagem proporciona termina por configurar um tipo de narrativa centrada na diferença, que funciona também como uma sorte de espelho, em que o ouvinte ou leitor se reconhece no que tem de próprio. Os lugares de alteridade englobam o longínquo, o exótico e o fantástico, utopias e distopias, pondo em cena povos e personagens diversos, como o estrangeiro, os deuses, os mortos e os habitantes dos astros, as viagens se apresentando como busca de conhecimento ou divertimento, como missão ou retorno.

Formato Presencial e Virtual

O curso será ministrado no formato presencial, na sede da Academia Mineira de Letras, e também no formato online, pela plataforma zoom, mediante envio de link exclusivo, por e-mail, a cada aula.  O investimento para os formatos presencial ou online é de 4x R$  200 através do link de redirecionamento automático para a página do PagSeguro, disponível após o envio do formulário online. Mais informações sobre o curso e formas de pagamento, no formulário de inscrições acima.

Programação do Módulo

Março

12/3 – Introdução a tema da viagem na literatura

19/3 – Descida de Inana (poema sumério, séc. XVII a. C.) e Descida de Ishtar (poema babilônico, séc. XII a. C.)

 

Abril

2/4 – Sin-léqi-unnínni, Ele que o abismo viu (epopeia babilônica de Gilgámesh, séc. XII a. C.)

9/4 – Homero, Odisseia (poema grego, séc. VIII a. C.)

16/4 – Moisés, Êxodo (narrativa hebraica, séc. VII a. C.)

23/4 – Heródoto (historiador grego, séc. V a. C.) e Diodoro da Sic (historiador grego, séc. IV a. C.)

30/4 – Virgílio, Eneida

 

Maio

7/5 – Lucas, Atos dos apóstolos (séc. I d. C.)

14/5 – Petrônio, Satiricon (séc. I d. C.)

21/5 – Cáriton de Afrodísias, Quereas e Calírroe (séc. II d. C.)

28/5 – Luciano de Samósata, Das narrativas verdadeiras (séc. II d. C.)

 

Junho

4/6 – Filóstrato, Vida de Apolônio de Tiana (séc. III d. C.)

11/6 – Pseudo-Calítenes, Romance de Alexandre (séc. III d. C.)

18/6 – Marco Polo, Livro das maravilhas (séc. XIII)

25/6 – Dante Alighieri, A divina comédia (séc. XIV)

 

Sobre Jacyntho Lins Brandão

Nasceu em Rio Espera, MG. Graduado em Letras pela UFMG (1977) e Doutor em Letras Clássicas pela USP, é professor emérito de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da UFMG, onde também já atuou como vice-reitor e ex-diretor. É sócio fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Escreveu diversos livros, entre eles, “A poética do hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata” (Ed. UFMG, 2001); “A invenção do romance” (Ed. UnB, 2005); “Luciano de Samósata: como se deve escrever a história” (Ed. Tessitura, 2009); “Antiga Musa: arqueologia da ficção” (Editora Relicário, 2015); e “Em nome da (in)diferença: o mito grego e os apologistas cristãos do segundo século” (Ed. Unicamp, 2014); “Ele que o abismo viu: Epopeia de Gilgámesh” (Ed. Autêntica, 2021); Mais (Um) nada (Ed. Quixote + Do, 2020); “Epopeia da criação”, transposto do acádio (Autêntica, 2022); Harsíese (Patuá, 2023). É presidente da Academia Mineira de Letras, da qual ocupa a cadeira 25.

Serviço

“Curso Encontros com os clássicos – Viagens e literatura”

Com Jacyntho Lins Brandão

Março a junho de 2024

Terças-feiras – 19h às 21h

Modo presencial – na sede da Academia Mineira de Letras (R. da Bahia, 1466 – Centro – Belo Horizonte / MG ) 

Modo online – pela plataforma zoom (Mediante envio, por e-mail, de link exclusivo de acesso a cada aula)

Investimento para presencial ou online: 4x R$ 200 através do link de redirecionamento automático para a página do PagSeguro, disponível após o envio do formulário online .

Inscrições abertas

de 21 de fevereiro a 11 de março pelo formulário Link https://form.jotform.com/240494753781667

***