Palestra na AML promove diálogos entre teatro e cinema a partir da obra do escritor chileno Roberto Bolaño

Apresentada pelas doutoras Sara Rojo e Júlia Morena Costa, palestra se debruça sobre as dimensões da obra narrativa de um dos mais importantes autores  latino-americanos de sua geração. 

No dia 18 de dezembro, segunda, às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe as doutoras Sara Rojo e Júlia Morena Costa para a palestra “Diálogos entre Teatro, Cinema e a Obra do Escritor Chileno Roberto Bolaño”. Na ocasião, haverá também lançamento e noite de autógrafos do livro “Imagens e teatralidade na narrativa de Roberto Bolaño: da teoria à performance”,  escrito por Sara Rojo com recursos do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fapemig. Publicado pela editora Javali, o livro estará à venda por R$ 45. 

Com entrada franca e interpretação de Libras, o encontro acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores.

A conversa entre a autora do livro, Sara Rojo, e a sua apresentadora, Júlia Morena Costa, tem como objetivo explorar as dimensões da obra narrativa de Roberto Bolaño (1953-2003), com ênfase nas imagens que ele utiliza para criar diálogos tanto no contexto teatral quanto no cinematográfico. “Este exercício estético é fundamentado em associações analógicas e implicações políticas que nos conduzem ao passado como forma de compreender o presente”, explicam as autoras. 

Em 2021, Sara Rojo publicou Um Percurso pelas Imagens de Neruda no Cinema e no Teatro pela Editora Javali, de Belo Horizonte. Neste trabalho, ela examinou a representação de Pablo Neruda no teatro, no cinema e em sua própria poesia. Este projeto serviu como ponto de partida para a compreensão dos mecanismos de representação de imagens na narrativa de Roberto Bolaño. 

A obra de Roberto Bolaño tem desfrutado de grande sucesso em traduções para o português. No entanto, ainda há uma escassez de estudos teóricos no Brasil. Um dos mais notáveis é o trabalho da Dra. Júlia Morena Costa (UFBA). Mais especificamente, no que diz respeito ao diálogo entre o cinema, o teatro e a obra de Bolaño, este é o primeiro estudo do gênero no país.

Sobre as palestrantes

Sara Rojo é diretora teatral há 40 anos, Professora Titular da UFMG e bolsista de produtividade do CNPq. Foi uma das fundadoras do Curso de Graduação em Teatro da UFMG. Possui graduação em Letras pela PUC-Chile, Mestrado em Artes pela State University of New York, Mestrado em Letras Hispânicas pela PUC-Chile e doutorado em Literaturas Hispânicas pela State University of New York. Realizou três pós-doutorados, na Università degli Studi di Bologna, Universidad de Chile e Cinemateca Nacional do Chile. 

Júlia Morena Costa é Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA e mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. É professora de literaturas hispânicas no Instituto de Letras da UFBA e membro permanente do programa de pós-graduação em Literatura e Cultura (UFBA). Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Buenos Aires, além de estágio doutoral na Universidad de Chile. Pesquisa, principalmente, literaturas latino-americanas e suas relações com questões políticas, sociais e/ou históricas. 

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

***