No dia 20.04, sábado, a AML recebe palestras, feira de livros independentes,  praça de alimentação e show ao vivo

No dia 20 de abril, sábado, a Academia Mineira de Letras será sede do evento de finalização do ZLI-LAB – Feira da Zona Literária Independente, criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de carreiras literárias de escritoras(es) independentes de Belo Horizonte. No dia, o público terá acesso a feira de livros de autores independentes, feira gastronômica, palestras sobre literatura e pocket shows de música. A ação ocorre das 10h às 18h, com entrada franca.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocinado pela MGS Administração. É produzido pela É.cultural e pela equipe da Ibi Literrário: Carola Castro, Jiulia Castro, Beatriz Ayumi, Flávia Januário e Ana Caroline Queiroz. Com entrada gratuita, a programação acontece, em parceria com a Academia Mineira de Letras, no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

O ZLI-LAB atua por meio de ações de formação, qualificação artística e técnica potencializando indivíduos em suas produções artístico‐culturais frente ao mercado editorial contemporâneo. Atualmente, são beneficiados 18 escritoras(es) independentes através de oficinas com profissionais do mercado livreiro, conexão com outras(os) autoras(es) e mentorias artísticas. Até agora o projeto contou com 12 encontros virtuais de maio a setembro, além de 54 encontros individuais de mentoria artística. Em sua segunda fase, os encontros presenciais acontecerão durante os meses de novembro, dezembro e janeiro nos centros culturais da cidade. Esses encontros serão abertos ao público e tratam de temas como marketing editorial, vendas, criação e o papel das bibliotecas na literatura independente.

Serviço

20.04, sábado – 10h às 18h

Academia Mineira de Letras

(Rua da Bahia, 1466 – Lourdes)

  • 10h – Abertura da Feira 13h às 13:45h: Mesa de abertura: ZLI Identidade:

Convidados: Jiulia Castro, Beatriz Ayumi e Carola Castro recebem Paula Fernanda (MGS).

  • 14h às 15h- LITERAMINAS- Cidautores exercendo sua cidautoria – a relação autores x cidades, circuitos e novos passos para novos escritores

Convidados: Samuel Carrasco; Carola Castro; Convidado da CEMIG.

  • 15h às 16h- Transição da Carreira Independente para Editora Tradicional

Convidados: Lavínia Rocha e Jiulia Castro.

  • 17h às 18h- Bate-papo sobre a trajetória de Renato Negrão, mediado por Paulo Correa.
  • 18 as 19h- Show de Encerramento com Marcelo Tofani.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.