Estudioso há 30 anos do assunto, o professor aborda o empreendedorismo como principal instrumento de combate à pobreza, além de um caminho para a inovação e o desenvolvimento social. Na ocasião será lançado o livro mais recente do escritor, intitulado “Crianças são empreendedoras”.

No dia 21 de março, quinta, a partir das 19h30, a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “O Segredo do empreendedor” com o professor Fernando Dolabela. Na ocasião será lançado o livro mais recente do autor, intitulado “Crianças são empreendedoras”. A obra aborda a natureza das relações que os pais devem estabelecer com os filhos para desenvolver o potencial empreendedor deles. O livro será vendido e autografado no local, no dia do lançamento.

Com entrada franca e interpretação de Libras, a palestra, seguida de lançamento, acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores.

“O empreendedor é o protagonista deste século”, afirma o professor Fernando Dolabela. Estudioso há três décadas do empreendedorismo, Dolabela explica que o termo nasce na empresa, mas transborda para todas as áreas da ação humana. “Hoje são empreendedores, os artistas, escritores, pesquisadores, empregados, todos aqueles que inovam. Mais do que governos, na economia o empreendedor é o principal instrumento no combate à pobreza, capaz de gerar mudanças que apontam para o crescimento econômico e desenvolvimento social”, afirma.

Segundo Fernando, criar uma cultura empreendedora define uma mudança nas relações do sujeito e na sua forma de estar no mundo. “Significa substituir um modelo mental que estimula a dependência, por valores empreendedores, apoiados na inovação, na autonomia, na cooperação, na sustentabilidade, na inclusão social por meio do crescimento econômico e, principalmente, por meio do fortalecimento da liberdade e da democracia”, diz.

Lançamento do Livro Crianças são empreendedoras

O livro aborda a natureza das relações que os pais devem estabelecer com os filhos para desenvolver o potencial empreendedor deles. Segundo Fernando, a educação empreendedora lida com valores, crenças, visão de mundo. “É por essa razão que os pais e a família desempenham um papel central. Este é o século do empreendedorismo, uma atividade que jamais será substituída pela IA. Na educação empreendedora dos filhos os pais são mais efetivos do que a escola”, afirma.

Sobre Fernando Dolabela

O professor, escritor e consultor Fernando Dolabela, há mais de 30 anos dedicado ao empreendedorismo, considera este tema como o mais efetivo instrumento sustentável de combate à miséria. Foi o criador da primeira disciplina de empreendedorismo na UFMG e a terceira do Brasil. Ganhou reconhecimento mundial ao implementar métodos inovadores na educação de crianças e adolescentes e na disseminação da cultura empreendedora. Criou e coordenou os maiores programas de educação empreendedora no Brasil tanto na Educação Básica quanto universitária. Consultor de instituições de ensino, de órgãos do governo brasileiro e de outros países. Como consultor do Ministério de Educação do Peru incorporou a sua metodologia Pedagogia Empreendedora ao Marco Curricular Nacional daquele país. Introduziu, nesse campo, o estilo romance não-ficção como linguagem alternativa ao ensaio. Um exemplo é o longseller O segredo de Luísa, que vendeu 350 mil cópias. Voou mais de um milhão de quilômetros para oferecer palestras no Brasil e no exterior. Publicou 16 livros (que somam mais de 400 mil cópias vendidas), além de um software e um curso online.

Através de seminários preparou cerca de 3.000 mil professores universitários e 10.000 professores da Educação Básica para levar o tema empreendedorismo à sala de aula no Brasil e também na Argentina, Chile e Peru. A ONU-UNIDO utiliza a metodologia de Dolabela em vários países. Mencionado como o autor brasileiro mais referenciado nos trabalhos acadêmicos no Brasil. Pioneiro na utilização do rádio para difundir o tema, tendo publicado desde  2011 mais de mil colunas na rádio BandNews, MG. Membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França pela Universidade de Lyon, convidado como uma das 80 personalidades mundiais na área de empreendedorismo. Membro fundador da Red EmprendeSUR, de pesquisa e inovação na América Latina. Recebeu a homenagem “Visita Distinguida” da Universidade de Concepción, no Chile. Membro do corpo editorial da enciclopédia Emprendipédia, organizada pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Globais na Universidade Aberta de Portugal.  Prêmio Distinção Especial da Rede EmprendeSUR. Em 2021 os seus trabalhos na educação empreendedora foram reconhecidos pela ONU como boa prática para o atendimento da Agenda 2030 e cumprimento das Metas do Milênio.

Livros publicados:

O segredo de Luísa, 1999. Sextante (romance não-ficção)

Oficina do empreendedor, 1999. Sextante

A vez do sonho, 2000. Cultura.

Empreendedorismo: ciência, técnica e arte, 2.000. CNI.

Boa Ideia, e agora? 2.000. Cultura

A viagem do Empreendedor”, 2002. AED.

Empreendedorismo: Uma forma de ser”, 2002. AED.

Pedagogia Empreendedora. 2003. Cultura

A ponte mágica, 2004. Sextante. (romance não-ficção)

Empreendedorismo de base tecnológica, 2008. Campus-Elsevier

Quero construir a minha história, 2009, Sextante (romance não-ficção)

Sonhos e riscos calculados, 2010. Saraiva

Empreendedorismo na base da pirâmide, 2014. Alta Books.

Empreendedorismo sem fronteiras, 2015, Alta Books.

Por dentro do universo empreendedor, 2015. Benvira.

O fracasso é apenas o que vem antes do sucesso, 2023. Literare.

Crianças são empreendedoras, 2023. Literare.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

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