Vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional 2023, o livro Meu Amigo Pedro, voltado para leitores a partir de 10 anos, reconta a infância do jovem imperador do Brasil, misturando ficção e fatos históricos.

No dia 26 de março, terça, a partir das 19h30, a Academia Mineira de Letras recebe, dentro do projeto Livro do mês, a palestra “A Literatura e o Direito à Infância em Meu amigo Pedro” com Tadeu Sarmento. Mais recente livro do escritor pernambucano, “Meu amigo Pedro” (Ed. Abacatte) reconta, inspirado em fatos históricos, a difícil infância de Dom Pedro II, sem brinquedos, marcada por uma rotina de obrigações e estudos que o tornaria o mais jovem imperador da história. A obra é um convite a jovens leitores e leitoras a refletirem sobre o direito das crianças à sua própria infância. O livro será vendido e autografado no dia da palestra.

Com entrada franca e interpretação de Libras, a palestra acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

Em 1841, um dia antes de ser coroado imperador do Brasil aos quinze anos de idade, Dom Pedro II foge do palácio na companhia de Gato, amigo fiel e filho do sapateiro real, para viver seu único dia de criança pelas ruas e praias da cidade do Rio de Janeiro do século XIX. “Dom Pedro II foi de fato um personagem controverso de nossa história, ou um personagem importante que nosso preconceito republicano empurrou para a controvérsia por não suportar o cheiro de nosso passado monárquico? Culto, progressista e apaixonado pelo país, o imperador foi, sobretudo, uma criança que não teve infância, ou um garoto cuja infância lhe foi roubada pelas altas expectativas que tinham a seu respeito”, contextualiza.

Segundo Tadeu Sarmento, o progressismo de Dom Pedro II, seu amor pelo Brasil e sua simpatia pela causa abolicionista fazem crer que a história contada em Meu amigo Pedro é possível, ou absolutamente verossímil. “Só um imperador como Dom Pedro II poderia ter sido aquela criança”, comenta.

O direito à infância é tema principal também em mais três livros escritos pelo autor, com foco nos jovens leitores: O cometa é um sol que não deu certo (infâncias interrompidas pela guerra); O gato da árvore dos desejos (infâncias interrompidas pelo abuso sexual); Sundiata, o filho de Sogolon (infâncias interrompidas pela alta expectativa dos adultos em relação aos filhos). “Garantir o direito à infância de todas as crianças é garantir um futuro em que adultos tenham sido crianças que não precisaram envelhecer rápido e que, por isso, se tornaram mais saudáveis”, conclui.

Sobre Tadeu Sarmento

O pernambucano Tadeu Sarmento (1977) tem 47 anos e é autor de 13 livros, entre romances, contos, poesia e biografias: Associação Robert Walser para sósias anônimos (vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura de 2014), Um Carro Capota na Lua (vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura de 2016), O Cometa é um Sol que não deu Certo (vencedor do 13º Prêmio Barco a Vapor de 2017), E se Deus for um de nós?, Cafuca, A Turma Experimental do GA, O Gato da Árvore dos Desejos, A Vida Se Ilumina, Mifune, Ester ou Antígona, Sundiata o Filho do Leão, Meu amigo Pedro (Vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional 2023), O Boto.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.