Galeria Virtual AML apresenta
“Escritos de Minas”

Galeria Virtual AML
Escritos de Minas

Partilhando ampla e generosamente o conhecimento

Em permanente diálogo com o seu tempo, a Academia Mineira de Letras chega aos cento e doze anos perfeitamente afinada com as tecnologias digitais e as redes sociais. Tais plataformas não a amedrontam. Pelo contrário. São vistas como aliadas, como eficientes canais multiplicadores de sua mensagem e de seus propósitos, os mesmos que motivaram seus fundadores a erguer a instituição, em 1909: a promoção da Língua Portuguesa e da Literatura, da Educação, da História e da Memória, num gesto de vigoroso apreço pelo melhor que a civilização humana conseguiu construir.

A abertura da “Galeria Virtual” é mais uma prova da boa interação com as práticas comunicacionais contemporâneas. Por meio dela, o acervo da Casa de Alphonsus de Guimaraens e de Henriqueta Lisboa poderá ser visto por pessoas de todas as partes do mundo, vinte e quatro horas por dia. Suas joias preciosas estarão ao alcance de um ‘click’, o que permitirá o cumprimento de um dos nossos objetivos mais queridos, que é partilhar ampla e generosamente o conhecimento de que somos guardiães. Em nossa sede, à Rua da Bahia, em Belo Horizonte, Minas Gerais, reunimos mais de trinta mil itens, entre livros raros, manuscritos, cartas e documentos. A partir de agora, eles viajarão pelo planeta, levando a todos, sem qualquer restrição, o rico repertório de que são portadores. Beneficiados, também, pelo recurso da audiodescrição, chegarão, provavelmente pela primeira vez, a pessoas que nunca tiveram acesso ao seu conteúdo.

A primeira mostra, Escritos de Minas, convida a um agradável passeio por três dezenas de belos volumes que integram a ‘Biblioteca dos Acadêmicos’, contribuindo para divulgar o legado de alguns dos mais competentes intelectuais mineiros. Percorrê-la será oportunidade privilegiada para contemplar a história do estado por meio das obras mais relevantes já organizadas sobre ela. Na exposição, cada livro é apresentado em detalhes, permitindo ao público apreciá-lo sob diversos aspectos, aí incluídas suas referências e suas imagens, seu projeto editorial e sua capa, num movimento que prestigia não só o trabalho do autor como também o labor do artista gráfico, do capista, do ilustrador… As dedicatórias e os autógrafos inscritos nas primeiras páginas das publicações são igualmente mencionados, revelando encontros especiais entre escritores e leitores.

Concebida e executada por um time aguerrido de jovens apaixonados pelo campo da Cultura, Escritos de Minas prestará, certamente, valioso serviço aos que estudam e pesquisam os temas de que trata. Não tenho dúvidas de que sua circulação pela rede mundial de computadores vai gerar muitos e variados frutos, desencadeando instigantes conversas em torno de nomes, ideias e fatos que estavam eventualmente esquecidos, e abrindo alas para as futuras exibições de nossa “Galeria Virtual”, que já nasce como patrimônio da comunidade.

Rogério Faria Tavares, Presidente da Academia Mineira de Letras


Escritos de Minas

A exposição virtual Escritos de Minas reúne imagens de 30 obras que fazem parte da “Coleção Biblioteca dos Acadêmicos” e compõem o acervo da Academia Mineira de Letras. Por meio das imagens das capas e das particularidades dos exemplares, a história de Minas Gerais é registrada com apontamentos, símbolos e figuras que revelam traços importantes da cultura mineira.

A Minas Gerais retratada nas obras selecionadas é palco da origem do homem das Américas, com as descobertas realizadas nas cavernas em Lagoa Santa. A influência geográfica na cultura mineira está presente no ciclo do diamante e nos espaços históricos do estado, como o Santuário do Caraça. Há ainda representações da Inconfidência Mineira e alguns de seus personagens: Chica da Silva e Tiradentes. Os aspectos políticos e econômicos são abordados nas narrativas de estruturação e estabelecimento da cidade de Belo Horizonte como capital do Estado: uma cidade planejada, com pontos turísticos emblemáticos, destacando-se a Praça Sete e a Pampulha, esta reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O Patrimônio de Minas também é destacado na história de suas igrejas. Tudo isso está em diálogo com as múltiplas expressões científicas, artísticas e literárias, na forma de estudos, contos, romances e narrativas de casos. São obras de autoria, organização ou colaboração de grandes escritores, como Abílio Barreto, Augusto de Lima Junior, Cyro dos Anjos, Eduardo Frieiro, Fábio Lucas, Henriqueta Lisboa, Olavo Romano e Wilson de Lima Bastos.

Para saber mais sobre as obras da exposição Escritos de Minas e sobre o acervo da Academia Mineira de Letras, acesse o catálogo da nossa biblioteca.

Origem histórica

Clique nas imagens para ampliá-las

A inconfidência e Personalidades

Aspectos Políticos e Econômicos

A cidade construída

Arte e Patrimônio

Literatura – conto e romance

O homem das cavernas de Minas Gerais

Eixo temático: Origem histórica

Referência: MATTOS, Aníbal. O homem das cavernas de Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1961. 263 páginas. (Capa, folha de rosto e falsa folha de rosto).

Capa: Raf.

Sinopse: na obra “O homem das cavernas de Minas Gerais”, Aníbal Mattos faz um resgate histórico, evidenciando a paleontologia mineira nos estudos realizados pelo pesquisador Peter Lund: destacam-se as importantes descobertas decorrentes da análise de fósseis encontrados em Lagoa Santa, de inestimável valor científico para a humanidade.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor para Vivaldi Moreira, na falsa folha de rosto: “Ao querido Vivaldi, companheiro notório e brilhante confrade da Academia. Of. o Aníbal. B.te 22 – set. 961.”.

Voltar para a galeria

O homem e a montanha

Eixo temático: Origem histórica

Referência: TORRES, João Camillo de Oliveira. O homem e a montanha: introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro. Belo Horizonte: Cultura Brasileira, 1944. 191 páginas. (Capa, falsa folha de rosto e figura localizada na página 115).

Capa: ilustração de Guignard.

Sinopse: João Camillo de Oliveira Torres descreve o contato do homem com a natureza física de Minas Gerais, formada por vales montanhosos. O determinismo geográfico teve forte influência na exploração econômica, na diversidade da composição étnica e, principalmente, na formação do ciclo cultural mineiro.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor para Vivaldi Moreira, no topo da falsa folha de rosto: “Ao Vivaldi, com um abraço do João Camillo. 29.XII.44.”.

Voltar para a galeria

História de Minas

Eixo temático: Origem histórica

Referência: TORRES, João Camilo de Oliveira. História de Minas. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Record, 1967. 91 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: na obra “História de Minas”, João Camilo de Oliveira Torres retrata a formação de Minas Gerais desde o período do Império, discorrendo sobre os bandeirantes, a busca pelo ouro, a independência e os conflitos na formação do povoamento do território mineiro, num paralelo com os contextos político, econômico, social e cultural do estado.

Voltar para a galeria

Montanha viva: Caraça

Eixo temático: Origem histórica

Referência: LISBOA, Henriqueta. Montanha viva: Caraça. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1959. 176 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: por meio da interlocução de línguas maternas diferentes, com traduções do português para o latim, Henriqueta Lisboa revela, na obra “Montanha Viva: Caraça”, poemas que retratam os detalhes da serra, valorizando o Caraça e a cultura mineira.

Particularidades da obra:
“Nota explicativa:
A tradução aqui apresentada nasceu de um texto do Padre Pedro Sarneel, C. M. (texto A), trabalhado pelo Prof. J. Lourenço de Oliveira (texto B), com as intenções, dificuldades e soluções que constam da DEDICATÓRIA do Pe. Sarneel e da fala ‘DE MONTANHA VIVA A MONS VIVUS’ do Prof. J. Lourenço.
Pe. Sarneel estudou o texto B, e escreveu, a respeito, a Antônio Jacinto de Oliveira: ‘…de sorte que se deve imprimir esta e não aquela minha tradução’ (3 de novembro de 1961). E ao Prof. J. Lourenço escreveu: ‘Mas o texto B, isto é, o feliz retoque de minha versão me encanta. (…) Imprima-se pois este trabalho carinhoso de dois devotos de N. S. Mãe dos Homens, para maior louvor à língua latina, à poesia de HENRIQUETA e ao querido Caraça’. (12 de novembro de 1961).
Esta 2.ª edição de MONTANHA VIVA ganhou um poema novo, CANÇÃO DE SARNEEL, que Henriqueta Lisboa escreveu para o 1º aniversário da morte do seu Amigo” (LISBOA, 1959, p. 5).

Voltar para a galeria

História dos diamantes nas Minas Gerais: (século XVIII)

Eixo temático: Origem histórica

Referência: LIMA JUNIOR, Augusto de. História dos diamantes nas Minas Gerais: (século XVIII). Rio de Janeiro; Lisboa: Edições Dois Mundos, [1945]. 240 páginas. (Capa e folha de guarda).

Capa: sem identificação.

Sinopse: Augusto de Lima Junior descreve o processo de descoberta dos diamantes no território mineiro, composto, inicialmente, por oito arraiais, considerados referenciais para o ciclo diamantino. Além de serem parte de monopólios de vendas e de regimes de extração, os diamantes eram lavrados nos principais rios, dentre os quais destaca-se o Jequitinhonha.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de guarda da obra: “À Academia Mineira de Letras oferece o Augusto de Lima Junior. Belorizonte 13 de abril de 1949.”

Voltar para a galeria

Chica que manda: romance do ciclo dos diamantes nas Gerais

Eixo temático: Origem histórica

Referência: VASCONCELOS, Agripa. Chica que manda: romance do ciclo dos diamantes nas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1966. 390 páginas. (Capa e figura localizada na página 101).

Capa: sem identificação.

Sinopse: em forma literária, Agripa Vasconcelos apresenta a biografia de Chica da Silva, a escravizada alforriada que ascendeu econômica e socialmente por meio da união amorosa com João Fernandes de Oliveira, contratador de diamantes. O autor inclui, na narrativa, aspectos históricos, políticos e culturais da vida desenrolada em torno da extração de diamantes nas Minas Gerais do período colonial, com enfoque na cidade hoje chamada “Diamantina”.

Particularidades da obra: as ilustrações da artista plástica Yara Tupynambá dão vida à narrativa.

Voltar para a galeria

Pequena história da Inconfidência de Minas Gerais

Eixo temático: A inconfidência e personalidades

Referência: LIMA JUNIOR, Augusto de. Pequena história da Inconfidência de Minas Gerais. [Belo Horizonte]: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1955. 339 páginas. (Capa e ilustração com o retrato de Juscelino Kubitschek).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a pedido de Juscelino Kubitschek, Augusto de Lima Junior descreve os detalhes de acontecimentos históricos da Inconfidência de Minas Gerais: a inspiração em Thomas Jefferson (autor da declaração de Independência dos Estados Unidos), os problemas políticos das capitanias, os anseios por liberdade e os pensadores da independência, além dos principais eventos que culminaram em abril de 1792.

Particularidades da obra: retrato do semblante de Juscelino Kubitschek, assinado pelo artista Julius Kaukal. Abaixo da ilustração, lê-se “Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira que mandou escrever esse livro”.

Voltar para a galeria

História da Inconfidência de Minas Gerais

Eixo temático: A inconfidência e personalidades

Referência: LIMA JUNIOR, Augusto de. História da Inconfidência de Minas Gerais. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1968. 195 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: esta edição possui o texto semelhante ao da edição publicada em 1955, quando Augusto de Lima Junior atendeu ao pedido de Juscelino Kubitschek para escrever uma obra que tratasse sobre os acontecimentos históricos da Inconfidência de Minas Gerais.

Voltar para a galeria

Tiradentes

Eixo temático: A inconfidência e personalidades

Referência: JOSÉ, Oiliam. Tiradentes. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1974. 307 páginas. (Capa e falsa folha de rosto).

Capa: Cláudio Martins.

Sinopse: resultado de minuciosa pesquisa, a obra de Oiliam José apresenta uma análise da pessoa de Joaquim José da Silva Xavier, numa biografia que abrange não somente os feitos já conhecidos e continuamente lembrados do mártir mineiro, mas detalhes ignorados de sua vida, desde o nascimento, na Fazenda do Pombal (atual município de Ritápolis, Minas Gerais), dos estudos e profissões que exerceu, até o enforcamento, transformando-se em figura emblemática na memória histórica de Minas e do Brasil.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor no topo da falsa folha de rosto: “À Biblioteca de nossa Academia, o Oiliam. B. Horizonte, 29-7-85”.

Voltar para a galeria

A Inconfidência Mineira: papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira

Eixo temático: A inconfidência e personalidades

Referência: SANTOS, Lúcio José dos. A Inconfidência Mineira: papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira. [Belo Horizonte]: [Imprensa Oficial de Minas Gerais], [1972]. 549 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil, Lúcio José dos Santos apresenta, em sua obra “A Inconfidência Mineira: papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira”, o período de transformações nas capitanias mineiras e os embates que culminaram no processo de independência de Minas Gerais. O autor descreve, por meio de um rico levantamento bibliográfico, o papel, nesse contexto, de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma das principais figuras da Inconfidência.

Voltar para a galeria

Belo Horizonte & o comércio: 100 anos de história

Eixo temático: Aspectos Políticos e Econômicos

Referência: BELO Horizonte & o comércio: 100 anos de história. Belo Horizonte: SESC/MG; Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1997. 334 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: resultado da parceria entre a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro, a obra tem o texto editado por Olavo Romano e faz parte do conjunto de publicações em comemoração aos cem anos de Belo Horizonte. Por meio da apresentação de imagens, textos e análises gráficas e estatísticas, a narrativa detalha as transformações econômicas, políticas e sociais da cidade, sob a influência do desenvolvimento do comércio belo-horizontino, ao longo dos seus cem anos de história.

Voltar para a galeria

A economia política do café com leite (1900-1930)

Eixo temático: Aspectos Políticos e Econômicos

Referência: MARTINS FILHO, Amilcar Vianna. A economia política do café com leite (1900-1930). Belo Horizonte: UFMG, PROED, 1981. 145 páginas. (Capa).

Capa: Ângela Cardoso Lago.

Sinopse: Amilcar Vianna Martins Filho publica sua dissertação de mestrado em ciência política na forma de livro e descreve a “aliança entre as oligarquias de Minas Gerais e de São Paulo durante a Primeira República brasileira – a ‘Política café com leite’” (MARTINS FILHO, 1981, p.19), questionando a interpretação de que a parceria política entre os dois estados visasse apenas a interesses econômicos em comum, contextualizados, principalmente, no âmbito da produção e exportação de café. A partir dessa perspectiva, Amilcar Martins Filho traça uma nova análise da relação econômica, política e, por conseguinte, histórica, entre Minas e São Paulo.

Voltar para a galeria

Mineiranças

Eixo temático: Aspectos Políticos e Econômicos

Referência: LUCAS, Fábio. Mineiranças. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1991. 336 páginas. (Capa).

Capa: Marilda Campagnoli de Vilhena.

Sinopse: Fábio Lucas descreve a história econômica-social de Minas Gerais, buscando compreender os processos de desenvolvimento da sociedade mineira.

“Cada mineiro tem a sua Minas. Todas irreveladas. Mineiro costuma abrir caminhos em ziguezague. Fala pouco, porque está seguro de que quem cala, convence. Na paisagem e no jeito é tortuoso. Apanha ideias com um alçapão. Guarda e, quando menos se espera, solta. Adora surpresas de estalo.” (LUCAS, 1991, p. 9)

Voltar para a galeria

Resumo histórico de Belo Horizonte: (1701-1947)

Eixo temático: A cidade construída

Referência: BARRETO, Abilio. Resumo histórico de Belo Horizonte: (1701-1947). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1950. 342 páginas. (Capa, folha de guarda e mapa localizado na página 172A – área do atual Parque Municipal Américo Renné Giannetti).

Capa: sem identificação.

Sinopse: Abilio Barreto retrata a cidade de Belo Horizonte, desde o arraial (antigo “Curral d’El-Rei”) e dos primeiros exploradores, das primeiras construções (como a Matriz da Boa Viagem), perpassando pelo processo de planejamento do projeto estrutural, até chegar na constituição efetiva da cidade de Belo Horizonte e da sua população.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de guarda da obra: “À Academia Mineira de Letras – Homenagem de Abilio Barreto Bhte 27-4-1952”.

Voltar para a galeria

Muito além da cidade planejada: uma contribuição à história da região nordeste da capital

Eixo temático: A cidade construída

Referência: MUITO além da cidade planejada: uma contribuição à história da região nordeste da capital. [Belo Horizonte: Ed. Magnum, 1997]. 160 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: publicada sob a coordenação de Olavo Romano, a obra é um trabalho idealizado pelo Colégio Magnum Agostiniano para comemorar o centenário de Belo Horizonte e descreve a história da cidade, com foco na região nordeste, por meio da apresentação de registros em variados formatos, entre mapas, fotografias e depoimentos de moradores da capital.

Voltar para a galeria

Pés no Caiçara, um olhar sobre a Pampulha

Eixo temático: A cidade construída

Referência: PÉS no Caiçara, um olhar sobre a Pampulha. Belo Horizonte: Rona, [2003]. 109, [26] páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: Auremar de Castro, Henry Yu, Marcelo Prates, Inês Rabelo.

Sinopse: palavras e fotografias se revezam nesse retrato da história de Belo Horizonte, construído pelo olhar de diferentes fotógrafos e pela escrita de Olavo Romano. Lugares, pessoas, monumentos e momentos fazem parte da narrativa, cujos enfoques são o bairro Caiçara e a região da Pampulha.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de rosto: “Ao caríssimo presidente Murilo Badaró, com a estima e o abraço afetuoso de Olavo Romano, BH, 05/08/04”.

Voltar para a galeria

Praça Sete: o coração da cidade

Eixo temático: A cidade construída

Referência: SANTOS, Angelo Oswaldo de Araújo. Praça Sete: o coração da cidade. Belo Horizonte: Conceito, 2006. 85 páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: fotografia por Eugênio Sávio.

Sinopse: a obra faz parte da coleção “BH. A cidade de cada um”, que visa a construir uma memória afetiva das principais localizações de Belo Horizonte através do olhar dos maiores cronistas da cidade. Nesse volume, a coleção conta com a colaboração do Museu Histórico Abílio Barreto, que cedeu textos originais do escritor Angelo Oswaldo de Araújo Santos. O resultado foi uma edição com 25 crônicas do escritor, tendo todas em comum o fato de se passarem na Praça Sete.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de rosto: “À Academia Mineira de Letras oferece o Angelo Oswaldo de Araújo Santos Dezembro/2006”.

Voltar para a galeria

Ouro Preto, câmera, coração

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros. Ouro Preto, câmera, coração. Belo Horizonte: Livraria Del Rey Editora, 2011. 74 páginas. (Capa e segunda capa).

Capa: fotografias tiradas por Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza.

Sinopse: em comemoração ao tricentenário de Vila Rica, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza reproduz, por meio de fotos e textos publicados no jornal Estado de Minas, experiências vividas em Ouro Preto, descrevendo pontos turísticos que revelam características únicas da história artística e cultural da cidade.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, na segunda capa da obra: “À Biblioteca da Academia Mineira de Letras, oferece o autor”, seguida da rubrica do escritor.

Voltar para a galeria

Como escrever a história da sua cidade

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: MARTINS FILHO, Amilcar Vianna. Como escrever a história da sua cidade. Belo Horizonte: Instituto Cultural Amilcar Martins, 2006. xiv, 212 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a obra é um manual feito por Amilcar Vianna Martins Filho que procura apresentar, de maneira simples e objetiva, sugestões de como proceder na elaboração de um estudo sobre a história local. O autor buscou distribuir seus conhecimentos sobre metodologia de pesquisa para os não-especialistas, visando ao estudo não apenas do surgimento de uma região, vila ou município, mas também dos desastres, epidemias, eventos e movimentos políticos e sociais de um local específico.

Voltar para a galeria

Monumentos históricos, artísticos e religiosos de Minas Geraes

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: MATTOS, Anibal. Monumentos históricos, artísticos e religiosos de Minas Geraes. Bello Horizonte: [Edições Apollo], 1935. 502 páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: ilustração por Anibal Mattos.

Sinopse: a pedido do, até então, Secretário da Educação, Dr. Noraldino Lima, o autor Anibal Mattos reúne diversas informações sobre os monumentos históricos, artísticos e religiosos de Minas Gerais, não só ​contribuindo com aqueles que têm interesse em estudar a história do estado, mas também auxiliando os que buscam conhecimento de antigos patrimônios e as admiráveis artes religiosas presentes em Minas.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de rosto: “Ao Vilvadi. Aníbal Bhte 25-4-62”. Em sequência, há a assinatura de Vivaldi Moreira.

Voltar para a galeria

Igrejas de Minas

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: IGREJAS de Minas = The churches of Minas. Belo Horizonte: CEMIG, 1998. 324 páginas. (Capa).

Capa: fotografia de Eugênio Paccelli.

Sinopse: organizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a obra homenageia as igrejas de Minas Gerais, com fotografias de Eugênio Paccelli e textos de Angelo Oswaldo de Araújo Santos. Os textos trazem informações sobre as Igrejas de Minas, buscando dialogar com as fotografias. O livro conta também com a tradução, para a língua inglesa, de todo o conteúdo.

Voltar para a galeria

História de Nossa Senhora em Minas Gerais: (origens das principais invocações)

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: LIMA JÚNIOR, Augusto de. História de Nossa Senhora em Minas Gerais: (origens das principais invocações). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1956. 291 páginas. (Capa, folha de guarda e figuras localizadas na página 133 – Nossa Senhora da Piedade – e na página 127 – Nossa Senhora da Boa Viagem).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a obra de Augusto de Lima Júnior busca analisar aspectos históricos da formação de Minas Gerais, por meio dos fenômenos religiosos presentes no estado. O livro conta com diversas ilustrações e fatos sobre as transformações dos costumes na civilização, por intermédio das tradições católicas.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de guarda da obra: “Com os cumprimentos de Augusto de Lima JR. Rua Olimpio de Assis 176, Belo Horizonte, [rubrica?]”.

Voltar para a galeria

Aleijadinho, pintor?

Eixo temático: Arte e patrimônio

Referência: VIANNA PASSOS, Zoroastro. Aleijadinho, pintor?. Belo Horizonte: Queiroz Breyner, 1941, 21 páginas. (Capa e página com dedicatória).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a obra é narrada pelo autor Zoroastro Vianna Passos e conta sobre seu interesse e sua pesquisa em relação a quem foi Aleijadinho, baseando-se em uma pintura do Senhor dos Passos assinada por AFL, cujo autor julga ser Antonio Francisco Lisboa, o nome de Aleijadinho.

Particularidades do exemplar: cartão de visita com dedicatória do autor. Lê-se: “Com as homenagens de Dr. Zoroastro Vianna Passos”.

Voltar para a galeria

Minas e seus casos

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: ROMANO, Olavo. Minas e seus casos. São Paulo: Ática, 1984. 127 páginas. (Capa).

Capa: ilustração feita por Zélio.

Sinopse: a obra de Olavo Romano reúne diversas histórias e “causos” populares que o autor presenciou ou que lhe haviam contado. É o segundo livro do escritor feito dessa maneira, de forma descontraída, para que o leitor possa se entreter com os “causos” de Minas Gerais.

Voltar para a galeria

Casos de Minas

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: ROMANO, Olavo. Casos de Minas. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1982. 222 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a obra de Olavo Romano reúne diversas histórias e “causos” populares que se passam em Minas Gerais. Escrito de maneira descontraída e fluente, o autor busca trazer a sensação de uma conversa com “causos” cotidianos para o leitor.

Voltar para a galeria

Explorações no tempo: (memórias)

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: ANJOS, Cyro dos. Explorações no tempo: (memórias). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editôra, 1963. 226 páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: Euridyce, 1960.

Sinopse: a obra trata das memórias de Cyro dos Anjos, um reconhecido memorialista, sobre a cidade em que cresceu. Mesclando elementos do lírico às coisas cotidianas, Cyro aborda diversos temas e fatos ocorridos na cidade que estaria localizada entre o Vale Verde e o Vale do São Francisco, em Minas Gerais.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de rosto: “Ao meu querido amigo e confrade Martins de Oliveira com a velha estima Cyro dos Anjos, BH, Maio, 63”.

Voltar para a galeria

Verde de novo: contos

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: BASTOS, Wilson de Lima. Verde de novo: contos. Juiz de Fora, MG: Edição do Autor, 1996. 115 páginas. (Capa e folha de guarda).

Capa: sem identificação.

Sinopse: coletânea com quatro contos do escritor mineiro Wilson de Lima Bastos. Dois deles se passam em cidades de Minas Gerais.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de guarda da obra: “À Academia Mineira de Letras. Homenagem de Wilson de Lima B. Juiz de Fora, 19-08-1998”.

Voltar para a galeria

Na sombra das aroeiras: Romance (Ciclo do Café na Zona da Mata de Minas Gerais)

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: BASTOS, Wilson de Lima. Na sombra das aroeiras: Romance (Ciclo do Café na Zona da Mata de Minas Gerais). Juiz de Fora, MG: Ed. Paraibuna, 1976, 185 páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: sem identificação.

Sinopse: na obra, Wilson de Lima Bastos descreve, de forma romanceada, a construção política, econômica, social e cultural da cidade de Juiz de Fora, desde os tempos precedentes à ocupação humana na área, até os visíveis impactos da atividade do Ciclo do Café na região, tema central da narrativa.

Particularidades do exemplar: carimbo na folha de rosto: “Prêmio Joaquim Nabuco 1979 – Academia Brasileira de Letras”.

Voltar para a galeria

Letras mineiras: 1929-1936

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: FRIEIRO, Eduardo. Letras mineiras: 1929-1936. Belo Horizonte: Os Amigos do Livro, 1937. 287 páginas. (Capa).

Capa: sem identificação.

Sinopse: a obra de Eduardo Frieiro é uma colaboração do autor com o leitor que pretende se aventurar pela literatura de Minas Gerais. O escritor reúne 43 recomendações, que variam entre romances, ensaios e biografias, todas escritas por autores mineiros. Frieiro, além das recomendações, deixa uma breve dissertação sobre a vida e obra do autor que a escreveu.

Voltar para a galeria

A noiva do tropeiro: romance de costumes mineiros

Eixo temático: Literatura – conto e romance

Referência: BARRETO, Abílio. A noiva do tropeiro: romance de costumes mineiros. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Difusão Cultural, 1942. 293 páginas. (Capa e folha de rosto).

Capa: sem identificação.

Sinopse: em sua estreia como romancista, Abílio Barreto descreve seu livro como um “romance de costumes mineiros”. O autor relata detalhadamente velhos hábitos e costumes norte-mineiros, mesclando história com ficção, de maneira que as situações colocadas no romance correspondam às que aconteceram em Minas Gerais, tal como a construção da nova capital do Estado no fim do século XIX. Figurada entre os grandes romances do escritor, a obra narra a paixão entre José Lucas e Sinhaninha,  apresentando diversas referências às tradições do norte de Minas.

Particularidades do exemplar: dedicatória do autor na folha de rosto: “Ao brilhante espírito do prezado Ilmo. Dr. Cristiano Machado com o meu afetuoso abraço pelo seu natalício Abilio Barreto, Bhte, 5-11-1943, Gonçalves Dias, 885”. Abaixo do título, lê-se: “Agradecido carta, [rubrica] 17/11/43”.

Voltar para a galeria

Ficha técnica

Academia Mineira de Letras
Presidente: Rogério Faria Tavares.
Vice Presidente: Caio César Boschi.
Secretário Geral: Jacyntho Lins Brandão.
Tesoureiro: Luís Giffoni.
Conselho Fiscal: Antenor Pimenta, Patrus Ananias, Márcio Sampaio.
Conselho Editorial da Revista da AML: Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Manoel Hygino dos Santos, Luís Giffoni.
Conselho de Acervo e Documentação: Caio César Boschi, Amílcar Martins Filho, Jacynto Lins Brandão.
Reitor da Universidade Livre: Luís Giffoni.

Escritos de Minas
Realização: Academia Mineira de Letras.
Coordenação: Inês Rabelo, Soraia Lara.
Curadoria: Larissa Pena.
Revisão de textos: Flávia de Queiroz.
Preparação e produção de conteúdo: Núcleo de Acervo – Soraia Lara, Júlia Saback, Larissa Pena, Guilherme Gino, Arthur Manhães, Carmen Santos.
Website: Felipe Turcheti.
Assistência de Produção: Guto Côrtes.
Comunicação: Doizum.

Lei de Incentivo à Cultura
Academia Mineira de Letras
Circuito Liberdade | Governo de Minas

Copatrocínio
Tambasa Atacadistas.

Patrocínio
Instituto Unimed | Unimed Belo Horizonte
Cemig
Governo de Minas.

Realização
Secretaria Especial da Cultura
Ministério do Turismo
Governo Federal

Pesquisa de satisfação

Agradecemos a visita em nossa galeria e convidamos você a participar da nossa pesquisa de satisfação.

Responder pesquisa de satisfação