O jornalista Pedro Rogério Moreira, acadêmico titular da cadeira de nº 38, é o convidado da Academia Mineira de Letras para abordar a vida profissional e pessoal de seu pai, o escritor Vivaldi Moreira. A palestra “Vivaldi Moreira, a trajetória de um intelectual” estará disponível no canal de Youtube da Academia Mineira de Letras a partir do dia 26 de junho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

A trajetória de Vivaldi Moreira, presidente perpétuo da AML, será abordada desde os anos de sua formação, no interior de Minas Gerais, até sua consagração definitiva como um dos mais notáveis intelectuais mineiros.

O palestrante também tece comentários sobre a atuação de Vivaldi nos cargos públicos que exerceu em sua trajetória e apresenta a vasta coleção de títulos de autoria de Vivaldi, com destaque para sua obra memorialística e como cronista e ensaísta.

Durante a palestra, Pedro Rogério mostra os livros raros que herdou do pai e fotos antigas de Vivaldi em momentos marcantes de sua biografia, como as que foram tiradas ao lado dos acadêmicos Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre o palestrante:

Filho de Vivaldi Moreira e Ibrantina Brandão Couto Moreira, desde a infância Pedro Rogério Moreira, conviveu no ambiente literário: seu pai detinha uma das maiores bibliotecas particulares de Minas Geais; e seus tios, Edison e Pedro Paulo, eram donos da Livraria Itatiaia, onde Pedro Rogério travou contato com diversos escritores mineiros da época.

Realizou sua vida profissional na imprensa em diversos estados. Primeiramente em São Paulo, como redator de Última Hora (1969). Depois, no Rio de Janeiro até 1983, tendo trabalhado em A Notícia, O Globo e TV Globo, em diferentes funções. Em Brasília, atuou como repórter político da TV Globo e em seguida ocupou postos de comando no SBT, Rádio Globo, Radiobrás e Jornal do Brasil. Depois de abandonar o exercício do jornalismo diário, exerceu funções públicas no Executivo (assessor da Presidência da República e técnico do Sebrae) e no Senado Federal.

Publicou Hidrografia Sentimental – Aventuras sem malícia de um repórter na AmazôniaO almanaque do PedrimBela noite para voar – Um folhetim estrelado por JKJornal Amoroso, Jornal Amoroso – Edição Vespertina, “Amor a Roma, amor em Roma” e “Memórias da diverticulite”. Publicou ainda artigos e crônicas em diferentes jornais e revistas de Brasília, de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. Pertence à Academia Mineira de Letras, onde ocupa a cadeira nº 38.

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Vivaldi Moreira, a trajetória de um intelectual”, com Pedro Rogério Moreira

Data: a partir de 26 de junho, às 11h.

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.