O “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, programa da Academia Mineira de Letras que aborda interseções entre a literatura e a psicanálise, apresenta a palestra “O Tempo na Obra de Borges”. Para debater sobre o tema tão constante na narrativa do autor, são convidados o psicanalista Ram Mandil e a professora Eneida Maria de Souza, em encontro realizado no dia 16 de outubro, às 20h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. Copatrocínio da CEMIG.

A obra de Borges se distingue pela obsessão em romper com a cadeia cronológica dos eventos, construindo-se como fabulação anacrônica e contemporânea do tempo. Obra e vida se pautam pela concepção de tempo como subjetividade e invenção. Entre os tópicos discutidos, será observado como as teses de Borges sobre o tempo permitem um diálogo com a noção de “transitoriedade” em Freud e com a perspectiva lacaniana de uma presença irrefutável da libido em toda experiência temporal.

Neste semestre o programa Lacan na Academia – Conversando com a Literatura, que tem parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais – EBP-MG e curadoria de Laura Rubião, aborda os temas do tempo e do sonho a partir de três encontros com a literatura.

 

Sobre os palestrantes:

Eneida Maria de Souza é professora titular e emérita da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII. Atua como pesquisadora 1A do CNPq, o nível mais elevado da agência de fomento, com o Projeto do Acervo de Escritores Mineiros, intitulado “Retratos da cultura popular: diário, ficção, iconografia”. É autora dos livros “Janelas indiscretas – Ensaios de crítica biográfica”, “Tempo de pós-crítica”, “A pedra mágica do discurso” (sobre “Macunaíma), “Traço crítico”, “O século de Borges”, “Crítica cult”, “Pedro Nava – O risco da memória” e “Modernidade toda prosa”, em coautoria com Marília Rothier Cardoso, além de organizadora de “Correspondência – Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa”, vencedor do Prêmio Jabuti 2011.

Ram Mandil  Graduado  em Medicina pela UFMG. Possui mestrado em Filosofia (FAFICH-UFMG) e doutorado em Letras (FALE-UFMG). Psicanalista, A.M.E. da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. É professor do Programa da Pós-Graduação em Letras da FALE-UFMG.

 

SERVIÇO:

Palestra “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura – O tempo na obra de Borges” – com Ram Mandil e Eneida Maria de Souza 

Data: 16 de outubro

Horário: 20h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.