No ano em que se completam 75 anos do nascimento e 30 anos da morte de Paulo Leminski, a Academia Mineira de Letras traz ao público uma palestra da professora e poeta Luciana Pimenta acerca da dimensão performática da poesia do autor curitibano. A palestra “Invenção e performance na escrita poética de Paulo Leminski” será realizada no dia 4 de dezembro, às 19h30, com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na palestra, Luciana Pimenta propõe um atravessamento temático entre poesia e filosofia, onde a escrita poética de Leminski aparece entrecruzada aos temas da invenção e da performance, sob o pano de fundo da filosofia de Jacques Derrida e Judith Butler. A reflexão é um convite a mergulhar na poesia de Paulo Leminski como um acontecimento imagético e corporal.

 

Sobre a palestrante:

Luciana Pimenta é mineira, professora no curso de Direito da PUC Minas, doutora em Direito (PUC Minas) e Mestre em Filosofia Social e Política (UFMG). Há alguns anos, desenvolve pesquisas no campo de Direito e Literatura, conjugadas com estudos filosóficos. É líder do grupo de pesquisa Direito e Literatura: um olhar para as questões humanas e sociais a partir da literatura, da PUC Minas; membro da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) e do grupo de pesquisa Mulheres em Letras, da UFMG. Luciana é autora de três livros de poemas: “Aprendizagem no Espelho” (2000), “Heranças” (2016) e “Morada” (2017). Sua obra foi objeto de um estudo apresentado no XI Colóquio Mulheres em Letras, na Faculdade de Letras da UFMG, em 2017, intitulado “Enraizamento Poético em Luciana Pimenta”, do qual também participou como escritora convidada.

 

SERVIÇO:

Palestra “Invenção e performance na escrita poética de Paulo Leminski”, com Luciana Pimenta

Data: 4 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita e tradução simultânea em Libras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.