A literatura e a dança podem ter mais em comum do que se imagina. É sobre isso que a artista de dança Dudude vai falar na palestra “Dança e literatura, artes em confluência”. O evento ocorre no dia 4 de novembro, às 19h30, na Academia Mineira de Letras. Em comemoração aos 50 anos de carreira de Dudude, o livro “Ela sentou na cadeira”, de sua autoria, também será lançado na ocasião, em parceria com a editora Quixote+Do.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na palestra, Dudude discorre sobre sua aproximação da escrita, sua fascinação pelos livros e apresenta alguns nomes do universo da dança que escrevem, a partir da experiência adquirida por um corpo poético que dança. Além disso, a artista questiona sobre como dança e literatura são linguagens irmãs e qual seria a fonte para que o dançarino deite a palavra no papel.

O livro “Ela sentou na cadeira” reúne textos sobre improvisação, poemas, notas e reflexões da artista. Há alguns anos e de forma espontânea, a escrita se tornou um meio de expressão para a improvisadora e artista de dança Dudude. “Já há algum tempo tenho no movimento deslizante da caneta no papel um lugar de refúgio; Certamente não sou escritora, mas sou uma escrevedora ávida de tocar o outro em sua sensibilidade”, explica.

 

Sobre a palestrante:

Dudude é artista de dança e iniciou suas atividades artísticas em Belo Horizonte, no final de 1960. Premiada diversas vezes como diretora, coreógrafa e intérprete, é reconhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho em dança, mas também por suas criações que fazem interseção com diversas outras linguagens da arte. Dudude fez parte do Grupo Transforma, coletivo artístico da dança que marcou época em Belo Horizonte e foi o propulsor da vários artistas e grupos, fazendo da capital mineira referência nacional para a dança.

Aluna e companheira de trabalho de importantes nomes como Marilene Martins e Klauss Vianna, é testemunha importante da história da dança em Minas Gerais e referência para diversos outros artistas. Uma das artistas pioneiras no Brasil a utilizar linguagem da improvisação em dança, Dudude desenvolveu uma maneira singular de aplicar, ensinar e entender a dança contemporânea, construindo uma pedagogia própria, a qual tem no corpo orgânico sua base de entendimento, com o suporte da educação somática direcionada para a improvisação em dança. Dudude busca sua inspiração na natureza e na Ecologia Humana e investiga cada vez mais profundamente a relação: Mundo Corpo – Corpo Mundo e segue construindo mais histórias e sensibilidades para a dança e para a vida.

 

SERVIÇO:

Palestra “Dança e literatura, artes em confluência”, com Dudude

Lançamento do livro “Ela sentou na cadeira”

Data: 4 de novembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.