Em uma trajetória de mais de 50 anos, Yeda Prates Bernis, poetisa e acadêmica ocupante da Cadeira de nº 6 da AML, conta com uma obra densa e significativa. A Academia Mineira de Letras apresenta “Yeda Prates Bernis: Leitura poética”, interpretada pelas escritoras Ana Elisa Ribeiro, Flávia de Queiroz e Luciana Pimenta. O vídeo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 4 de junho, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Os poemas apresentados são trechos dos doze livros lançados entre 1967 e 2016, mostrando a sonoridade, a profundidade e delicadeza que afloram nas diversas fases e facetas da obra apresentada pela escritora.

Yeda Prates Bernis se debruça sobre os mais variados temas e oferece uma leitura límpida, abrangendo desde as cenas cotidianas até os desafios das questões existenciais. São 12 livros publicados com esmero na produção gráfica, dois deles apresentando ilustrações primorosas da artista Sara Ávila.

Ao longo do vídeo, os espectadores acompanham a leitura com visualização de “marcas d’água”. Elas buscam retratar a escritora, as capas de seus livros e as muitas ilustrações presentes em suas publicações.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre a poetisa:

Yeda Prates Bernis nasceu em Belo Horizonte, é graduada em Letras Neo-Latinas, pela Faculdade de Filosofia Santa Maria, atual PUC/ Minas e tem diversificada formação no campo das artes: estudou canto no Conservatório Mineiro de Música, além de técnica vocal e interpretação, com a profa. Marion Mattheus e na Scola Cantorum do Palácio da Artes. Cursou ainda História da Música e piano no Conservatório Mineiro de Música.

Ao lado disso, buscou cursos de atualização Literária, promovido pela Sociedade Amigas da Cultura, a Linguagem do Cinema, Teoria e Prática das Técnicas de Wilhelm Reich, promovido pela Sociedade Amigas da Cultura, Atualização Cultural, promovido pela FAFICH, Cultura Grega, Música Popular Brasileira e Estética. Na UFMG cursou ainda matérias isoladas – Teoria da Literatura I, Literatura nova, “Criatividade: o jogo do cotidiano”, Cinema: análise de filmes – com cineastas e professores da Universidade. Na Sociedade Amigas da Cultura estudou ainda Religiões, Filosofia oriental e participou de Seminários sobre Cultura mineira – Séc. XVIII, Séc. XIX e período contemporâneo.

A atuação de Yeda Prates Bernis na área da cultura inclui sua participação como Membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais – Câmara de Letras e Artes, Diretora Cultural da Sociedade Amigas da Cultura, participante, como jurada, em inúmeros concursos de poesia e música, Coordenadora do PRODIARTE (Projeto de Desenvolvimento Integrado de Arte e Educação), convênio do MEC e Secretaria da Educação de Minas Gerais.

Entre os inúmeros prêmios destacam-se o Cidade de Belo Horizonte, por seu livro Entre o Rosa e o Azul; Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras, por seu livro O Rosto do Silêncio – 1993 e Prêmio Hors Concours da UBE do Rio de Janeiro, por seu livro À beira do Outono.

 

SERVIÇO:

Leitura Poética on-line “Yeda Prates Bernis”, com Ana Elisa Ribeiro, Flávia de Queiroz e Luciana Pimenta

Data: a partir de 4 de junho, às 11h

Acesso: https://www.youtube.com/c/academiamineiradeletras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.