A primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Mineira de Letras, Henriqueta Lisboa nasceu em Lambari em 1901 e faleceu em Belo Horizonte em 1985. Além de poeta, foi também tradutora e crítica literária. Para homenageá-la, a AML apresenta Henriqueta Lisboa: uma leitura poética, a partir de poemas selecionados pelo acadêmico Wander Melo Miranda, na voz das escritoras Ana Elisa Ribeiro, Flávia de Queiroz e Luciana Pimenta. O vídeo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir do dia 22 de setembro às 11h.

A obra poética de Henriqueta Lisboa, ao longo de 20 livros, apresenta um lento e contínuo processo de incorporação da natureza da poesia e de domínio da técnica do verso. Revela uma meticulosa tomada de consciência de que o elemento subjetivo só pode se objetivar por meio da linguagem – verbal, musical ou plástica. Para a poeta, essas linguagens encontram na poesia sua instância essencial e propulsora.

Seu percurso evidencia um paulatino aprendizado em que se mesclam ingredientes tanto racionais e deliberados, quanto intuitivos e próprios à sensibilidade feminina, no sentido de construção de um projeto poético especial. Nesse sentido, são significativas suas escolhas de leitura, com preferência pelos clássicos da língua portuguesa, por simbolistas franceses, românticos ingleses, místicos espanhóis e poetas modernos, como Mário e Drummond, Ungaretti e Jorge Guillén, a que se somam Dante, Leopardi, Hölderlin, Rilke, Tagore, entre outros.

À leitura desses autores importantes para sua formação soube a poeta agregar o estudo de outros idiomas, o contato com novos poetas, a atenção à expressão vocabular, procedimentos e hábitos valiosos no sentido do domínio da técnica poética, num percurso que contou em certo período com o acompanhamento e a amizade de Mário de Andrade, com quem manteve uma longa e preciosa correspondência.

Ao longo do vídeo com a leitura dos poemas, os espectadores compartilham da sonoridade dos versos, acompanhada de imagens que espelham metáforas e emoções expostas por Henriqueta Lisboa. As capas de seus livros acompanham o título dos poemas, permitindo uma visita à obra da poeta em suas publicações.

Além das palestras on-line inéditas a serem lançadas como parte da programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

A obra Poesia e Prosa de Henriqueta Lisboa, organizada por Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda será lançada em 2021 pela Editora Peirópolis, em 3 volumes.

 

SERVIÇO:

Leitura Poética on-line “Henriqueta Lisboa”, com Ana Elisa Ribeiro, Flávia de Queiroz e Luciana Pimenta

Data: a partir de 22 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras