A Academia Mineira de Letras recebe o embaixador Lauro Moreira com a palestra “José Aparecido de Oliveira e a Lusofonia”, dia 19 de agosto, às 19h30. A apresentação abordará o conceito e o significado de lusofonia, mostrando que o fenômeno não se limita apenas à questão da língua. A conferência destacará também o papel decisivo do político mineiro José Aparecido de Oliveira como mentor da criação da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estruturada quando Aparecido foi embaixador do Brasil em Portugal.

O evento acontece no âmbito do projeto Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

“O português é o terceiro idioma mais falado do mundo ocidental, o primeiro do hemisfério sul e o que mais cresce atualmente em número de falantes. Somos cerca de 260 milhões de lusófonos e, de cada cinco deles, quatro são brasileiros”, comenta Lauro Moreira.

Após a palestra, ele fará o recital “Vozes poéticas da lusofonia”, em que, como o próprio nome sugere, interpretará algumas das vozes mais importantes da poesia lusófona, espalhadas pelos oito países onde a língua portuguesa está presente (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste). Assim como na apresentação inicial, a declamação buscará se aproximar da sensibilidade, da missão e dos ideais de José Aparecido de Oliveira. “Palestra e recital são complementares e integram-se naturalmente em um todo harmônico e equilibrado”, explica Lauro Moreira.

 

Sobre o palestrante:

 

Lauro Barbosa da Silva Moreira nasceu em Anápolis, Goiás, em 1940. É licenciado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ingressou no serviço diplomático em 1965, tendo nesse mesmo ano integrado o Grupo de Coordenação com os Países Socialistas da Europa de Leste (COLESTE), na qualidade de Secretário-executivo Adjunto. Serviu em postos diplomáticos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Marrocos e Lisboa, além de chefiar a Divisão de Difusão Cultural e, mais tarde, o Departamento Cultural do Itamaraty.

Para além das suas atividades profissionais de diplomata de carreira, foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas, ao cinema e à fotografia. Em todos os postos diplomáticos por onde passou dedicou-se à promoção das artes e da cultura brasileiras, sobretudo da música e da poesia em língua portuguesa, proferindo palestras, escrevendo textos e organizando recitais.

 

Recebeu, entre outras, as seguintes distinções honoríficas: Medalha do Mérito da Marinha do Brasil, Medalha do Mérito Santos Dumont; Comendador da Ordem do Mérito Militar; Troféu Tioko, da União Brasileira de Escritores; Troféu Jaburu (Personalidade Cultural do Estado de Goiás); Personalidade Lusófona do Ano (Lisboa, 2009); Prêmio José Aparecido de Oliveira, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Membro da Academia de Letras e Artes do Planalto (ALAP); Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco (1999) Grã-Cruz da Ordem do Anhanguera (Estado de Goiás); Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique (Portugal); Colar da Ordem Wissam Al Alaoui ( Reino do Marrocos).

 

SERVIÇO:

Palestra “José Aparecido de Oliveira e a Lusofonia” e recital “Vozes poéticas da lusofonia”, com Lauro Barbosa da Silva Moreira

Data: 19 de agosto

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.