O sertão de Guimarães Rosa já foi retratado de diferentes maneiras em pesquisas, ensaios e teses. No dia 7 de novembro, a Academia Mineira de Letras conta com a presença da professora Mônica Meyer para lançar uma nova perspectiva sobre a obra – “A natureza do sertão pelo olhar de Guimarães Rosa”. A palestra acontece às 19h30 com entrada gratuita. A palestrante aborda os aspectos ecológicos das anotações do escritor mineiro em viagem pelo sertão.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

As anotações de viagem e as obras literárias de Guimarães Rosa revelam uma concepção singular, ecológica e poética da natureza. Em maio de 1952 o escritor acompanha a travessia de uma boiada da Fazenda da Sirga até a Fazenda São Francisco, sertão de Minas Gerais. Durante esta viagem ele registra em cadernetas diversas observações sobre o cerrado mineiro e a convivência diária com os vaqueiros.

Mônica Meyer vai falar sobre essa viagem e conta que “essa jornada teve, na época, matéria publicada na revista O Cruzeiro. A maioria dessas anotações foram recriadas por Guimarães Rosa nos livros Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas, ambos publicados em 1956”.

 

Sobre a palestrante:

Mônica Meyer é professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG.

Bióloga, licenciada e bacharel em Ecologia, com Mestrado em Educação pela UFMG. Doutorou em Ciências Sociais pela UNICAMP e realizou o Pós-Doutorado na Universidade de Aarhus, Dinamarca. Foi Diretora do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e Assessora de Meio Ambiente da UFMG no período de1999 a 2004. Escreveu um ensaio pioneiro sobre Guimarães Rosa ao pesquisar a concepção de natureza presente nas anotações de viagem do escritor ao sertão mineiro. Este trabalho resultou na publicação do livro Ser-tão natureza. A natureza de Guimarães Rosa, editora UFMG, considerado o melhor ensaio de 2008 pelos jornais Estado de São Paulo e Hoje em Dia. Em 2017 recebeu a medalha Guimarães Rosa em Cordisburgo-MG. É também autora de livros didáticos e paradidáticos, de poemas e de literatura infantil.

 

SERVIÇO:

Palestra “A natureza do sertão pelo olhar de Guimarães Rosa “, com Mônica Meyer

Data: 7 de novembro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

 

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.