No dia 20 de maio, a Academia Mineira de Letras recebe a atriz e escritora italiana Anna Fresu para a palestra “A literatura moçambicana na construção da nação”. A conferência é uma parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, ACIBRA e Ano da Itália na América Latina.

Especialista em literatura moçambicana, Anna Fresu traz um contexto histórico e fatores fundamentais na origem da cultura dos “assimilados” – expressão cultural e literária da comunidade indígena. Aborda também a contribuição dos poetas na criação da identidade nacional.

A escritora é Presidente e fundadora da associação cultural “Scritti d’Africa”, que promove o conhecimento da literatura africana e da migração. De 1977 a 1988 viveu em Moçambique, onde dirigiu a “Escola Nacional de Teatro” e o “Departamento de Cinema para a Criança” obtendo vários reconhecimentos internacionais (“Festival del Cinema per la Gioventù” – Giffoni, Itália; “Festival do Cinema de Animação”, Tavares, Portugal; “Festival del Cinema per La Pace e lo Sviluppo”-  Roma, 1991).

No mesmo período publicou os livros “Pesquisas para um teatro popular em Moçambique” (Ed. Tempo, Maputo 1982) e “Jogos e Brincadeiras” (Académica, Maputo 1983).  Em 1996 voltou ao país como colaboradora da rede de TV RAI para uma série de serviços televisivos sobre os meninos de rua, meninos-soldados e vítimas da guerra.

SERVIÇO:
Anna Fresu – A literatura moçambicana na construção da nação
Data: 20 de maio
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita.

Home

Sobre a escritora:
Anna Fresu nasceu em La Maddalena (Sardenha – Itália), em 1948. Formou-se em Letras e Filosofia na Universidade La Sapienza de Roma. Diversos de seus contos e poesias foram publicados nas antologias “Dal manoscritto al libro” (ed. Giulio Perrone, Roma 2008); “Lingua madre 2007”, “Lingua Madre 2008”, “Lingua Madre 2009” (Torino, edizioni SED), “Voci nell’Aria” e “La pace è in fiamme” (Exosphere PoesiArtEventi, 2015). Em 2013, publicou o livro de contos “Sguardi Altrove” (Vertigo Edizioni, Roma). Desde 2009 é professora de Língua e Cultura Italiana junto à Universidade de Mendoza, Argentina. Em 2015 o “Museo de La Palabra – Fundación Egídio Serrano” de Toledo, Espanha, lhe atribuiu o título de “Embajadora de La Palabra”.