Fundada em 1922, a Revista da Academia Mineira de Letras procura manter vivos os seus propósitos de ser um dos instrumentos de divulgação da cultura mineira, que encontra sugestiva representação na entidade maior que congrega escritores e intelectuais do Estado.
A publicação tem cumprido, com dificuldades e perseverança, seus objetivos básicos, contando, para tanto, com a inestimável participação dos acadêmicos e de outros mineiros ilustres, dentro de seu plano de abrir um leque para a participação de todos, no objetivo comum de imprimir, em suas páginas, o espírito de mineiridade que inspira nossos objetivos.
Sendo assim, a Revista publica neste número, não apenas preciosas colaborações de acadêmicos, como também textos de outros escritores identificados conosco no esforço comum de assegurar a almejada qualidade das matérias inseridas.
Uma vez mais, agradecemos o apoio e solidariedade recebidos e reafirmamos nosso compromisso de fazer da Revista uma legítima representante da inteligência e da cultura dos mineiros.