Com algum atraso, resultado de muitas dificuldades de ordem material no curso de um ano cheio de atividades comemorativas do Centenário, é dado à luz o número da Revista da Academia Mineira de Letras correspondente ao quarto trimestre de 2009. Com nosso pedido de desculpas pela involuntária demora.
Mais uma vez é imperioso agradecer aos colaboradores, acadêmicos ou não, pela sua participação e deixar patente a gratidão às empresas e organismos estatais que possibilitaram os recursos para pagamento das diversas edições anuais.
A consolidação da publicação regular da Revista, se traz para a Instituição louvores e encômios altamente dignificantes ao trabalho produzido, é compromisso irresgatável com a cultura brasileira, mesmo levando em conta o rosário de dificuldades que se nos antolham. É-nos grato renovar o pacto moral e material de sua manutenção nos mesmos níveis em que ela hoje se situa, como das mais importantes edições culturais divulgadas no Brasil.
Por tudo isto, a Academia Mineira de Letras se sente recompensada e renova pelo tempo afora os compromissos recebidos de seus maiores.
Belo Horizonte, dezembro de 2009
Murilo Badaró – Presidente