Número 52 Ano 85 Abril/Junho 2009

Faça download

O número da Revista da Academia Mineira de Letras correspondente ao segundo trimestre de 2009 mantém o mesmo nível de qualidade que a faz tão apreciada. Aberta com o discurso de posse do acadêmico Ronaldo Costa Couto, seguido das palavras de recepção do acadêmico Fábio Lucas ao recipiendário, as demais colaborações têm a marca inconfundível do alto grau de excelência que as caracteriza.

Merece destaque a conferência pronunciada pelo acadêmico Ivan Junqueira, a Academia Brasileira de Letras, dentro das homenagens prestadas ao acadêmico Alphonsus Guimaraens Filho, cujo centenário ensejou dar realce à sua importante obra poética, estendida à poesia imortal de Alphonsus de Guimaraens, patrono da Academia.

Pretendemos no segundo semestre editar número especial comemorativo do Centenário, pelo que pedimos colaboração dos acadêmicos e dos intelectuais mineiros para maior brilho da publicação. Não é fácil a tarefa de manter uma publicação com regularidade, verdadeiro esforço de Sísifo, inclusive pelo fato de não ter a Instituição recursos capazes de suportar as despesas editoriais, o que nos obriga a cada nova edição bater às portas de empresas colaboradores de boa vontade em busca da publicidade para custeá-la.

Ficamos orgulhosos do sucesso alcançado pela Revista, que pretendemos seja cada vez melhor e mais representativa do verdadeiro espírito cultural de Minas e das tradições de liberdade e altivez de nosso povo.

Belo Horizonte, junho de 2009
Murilo Badaró – Presidente