A Academia Mineira de Letras promove no dia 14 de junho, às 19h30, a palestra O riso e a razão de ser: provocações giffônicas, sobre a obra literária do escritor mineiro e acadêmico Luís Giffoni. A palestra será proferida pelo ensaísta e poeta Caio Junqueira Maciel, mestre em Literatura Brasileira.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

A palestra tem o objetivo de abordar o humor presente nas crônicas, contos e romances de Luís Giffoni, a partir de uma investigação das estratégias que o autor usa para efetivar o riso como forte componente entre os elementos das narrativas. “Giffoni consegue trazer a irrupção da comicidade em meio aos aspectos trágicos da vida, dessacraliza a tragédia por meio do jocoso com variadas formas de provocação: do trocadilho à paródia, do pastiche à caricatura”, comenta Caio Junqueira Maciel.

Luís Giffoni é imortal da Academia Mineira de Letras desde 2017, ocupando a cadeira de número 33. Natural de Baependi, no Sul de Minas, estudou Engenharia Civil e Astronomia na UFMG e Literatura Norte-Americana no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu-BH). Tem 21 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, ensaios e novelas juvenis.

Destaque para as obras “Adágio para o Silêncio”, vencedora do Jabuti de Melhor Romance; “A Verdade tem Olhos Verdes”, indicada ao Jabuti de Melhor Romance; “Os Pássaros são Eternos”, vencedora do Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Minas de Cultura e transformada em peça de teatro no México; “A Árvore dos Ossos”, Prêmio Nacional de Romance Cidade de Belo Horizonte; “Os Chinelos de Raposa Polar”, Prêmio Nacional de Contos Cidade de Belo Horizonte; e “Sonho Cigano”, vencedora como Melhor Livro do Júri Infantil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Giffoni também foi cronista do jornal O Tempo, da revista Veja-BH, da rádio Bandnews e da revista digital Dom Total. Escreve para as revistas Canguru e RUBEM e para o jornal O Trem Itabirano. Sua peça “In Memoriam” foi encenada pelo Oficinão do Grupo Galpão. Além disso, possui carreira internacional como palestrante e participações em feiras, seminários, cursos e oficinas nos Estados Unidos e na Europa.

 

Sobre o palestrante:

Caio Junqueira Maciel é mineiro de Cruzília, mestre em Literatura Brasileira pela UFMG e professor aposentado. Escreveu livros didáticos e publicou quatro livros de poemas: “Sonetos dissonantes” (1980), “Felizes os convidados (1984), “Doismaisdoido é igual ao vento” (1997) e “Era uma voz – sonetos só pra netos” (2006). Integrou o grupo Coletivo 21 e participou como contista das antologias “Coletivo 21” (editora Autêntica, 2011) e “Adolescência & Cia” (editora Miguilim, 2012). Tem ensaios publicados no Suplemento Literário Minas Gerais e Caderno Pensar, do jornal Estado de Minas. Tem parcerias com o compositor Zebeto Corrêa nos CDs “Era uma voz” (2005), “Trilhas da Literatura Brasileira” (2011) e “Recados de Minas” (2012).

 

SERVIÇO:

Palestra O riso e a razão de ser: provocações giffônicas – com Caio Junqueira Maciel

Data: quinta-feira, 14 de junho

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.