À frente do Comitê Rio450, dedicado à organização das atividades e festejos dos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro está o diplomata Marcelo Calero. O comitê foi criado com a missão harmonizar e organizar as iniciativas de comemoração, mobilizar os diversos atores e setores da sociedade e articular a participação das diferentes áreas da Prefeitura e do poder público em geral na construção do projeto comemorativo.

A partir dessas articulações institucionais o Comitê construiu um calendário com mais de trezentos eventos planejados para acontecer ao longo de 14 meses em diversos espaços da cidade. Entre as ações, uma das iniciativas mais bem sucedidas foi a criação do Passaporte dos Museus Cariocas, que oferece gratuidade em 41 museus da Cidade e incentiva a visitação a instituições federais, estaduais e municipais. O Passaporte foi idealizado pelo Comitê Rio450 e desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Para compartilhar essa experiência com o público mineiro, Academia Mineira de Letras recebe Marcelo Calero para a conferência “Os 450 Anos do Rio de Janeiro”. Na ocasião, Calero será saudado pelo Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Os 450 anos do Rio de Janeiro foram comemorados no dia 1º de Março de 2015, mas o calendário comemorativo vai até março de 2016.

Os 450 Anos do Rio de Janeiro
Quarta-feira, 6 de maio de 2015
Horário: 19h30
Entrada gratuita

SOBRE MARCELO CALERO

Carioca da Tijuca e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Secretário de 32 anos, tem carreira de dez anos no setor público, e foi escolhido como presidente do Comitê Rio450.

Em 2005, ingressou por concurso no Ministério da Fazenda e, em 2006, também por concurso foi admitido na Petrobras, onde trabalhou no Departamento Jurídico Internacional. Passou pelo Instituto Rio Branco e iniciou sua trajetória como diplomata de carreira do Serviço Exterior Brasileiro, em 2007. Foi chefe do Setor Comercial, de Energia e Turismo, da Embaixada do Brasil no México. Em março de 2013, foi cedido à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para o cargo de Coordenador-Adjunto de Relações Internacionais e do Cerimonial. Em agosto do mesmo ano, o Prefeito Eduardo Paes o designou para comandar o Comitê Rio450, dedicado à organização e coordenação da celebração dos 450 anos de fundação da Cidade.

À frente do Comitê Rio450, Calero comandou um extenso trabalho de articulação junto à sociedade civil para montar um calendário de 14 meses, que se estende até março de 2016 e que resultou em iniciativas bem sucedidas como o Passaporte dos Museus Cariocas. A programação dos 450 anos do Rio de Janeiro tem mais de trezentos eventos culturais, entre shows, exposições, seminários e lançamentos de livro.