Professora da Faculdade de Letras da UFMG  Sabrina Seldmayer aborda o tema “Os escritos de si” ao lado de Sérgio Mattos, Musso Greco, Olívia Viana e Cecília Lana.  Desenvolvido desde 2018 pela AML, programa é realizado em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise-Seção Minas.

No dia 21 de junho, quarta, a partir das 20h, o público se encontra com Sabrina Seldmayer na Academia Mineira de Letras para a roda de conversa Os escritos de si. O evento integra a série de encontros sobre literatura e psicanálise intitulados “Lacan na Academia – conversando com a Literatura”, que tem parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise-Seção Minas, sob curadoria de Musso Greco, Sérgio Mattos, Olívia Viana e Cecília Lana. A entrada é gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Como uma narrativa pode transmitir a experiência do Real? O que do Real se escreve e que destino dar ao que, do Real, excede a escrita?  É possível encontrar um litoral entre a narrativa e o fragmento, real, fora do sentido que também compõe essa narrativa? Na roda de conversa “Os escritos de si”, Seldmayer propõe aproximações e diferenças dos gêneros literários inseridos no grupo dos chamados “escritos de si” (biografia, autobiografia, confissão, testemunho, correspondência, diário, entrevista) e algumas formas de transmissão da experiência psicanalítica (a sessão analítica, a escrita do caso clínico, o testemunho de final de análise).

Sobre a palestrante

Sabrina Sedlmayer: Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); pesquisadora do CNPq. Atualmente é vice-presidente da AIL – Associação Internacional dos Lusitanistas (AIL), e integra o Conselho de curadores da UFMG.  Suas pesquisas situam-se no campo da literatura comparada, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa.  Atua na pós-graduação, principalmente na linha de pesquisa “Literatura e Políticas do Contemporâneo”. É autora de diversos livros no Brasil e exterior, no campo da literatura e da Filosofia.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

Cemig: a energia da cultura 

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.  

Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.        

***