No dia 22 de setembro, às 19h30 a Academia Mineira de Letras realiza a palestra “No centenário de Campos de Carvalho”, com a professora doutora Raquel Junqueira Guimarães. Parte do programa Universidade Livre, a conferência celebra os 100 anos de nascimento do escritor mineiro.

Walter Campos de Carvalho nasceu em Uberaba, em 1º de novembro de 1916 e teve uma trajetória marcada pela literatura. Em 1938 formou-se em Direito e exerceu a profissão até se aposentar como Procurador do Estado de São Paulo, onde viveu com a esposa Lígia Rosa de Carvalho. Publicou seis livros: o ensaio humorístico ‘Banda Forra’ foi o primeiro, em 1941. Na sequência, vieram: ‘Tribo’, ‘A Lua vem da Ásia’, ‘Vaca de Nariz Sutil’, ‘A Chuva Imóvel’ e ‘O Púcaro Búlgaro’, os dois últimos considerados verdadeiros marcos da literatura brasileira.

Raquel Beatriz Junqueira Guimarães é professora adjunta da PUC-Minas. Mestre e Doutora em Estudos Literários pela UFMG, atua na área de Literatura Brasileira.  Dedica-se aos estudos sobre o leitor e a leitura de textos literários. A partir de pesquisas realizadas nessa área publicou Pedro Nava, leitor de Drummond, em 2002, pela Editora Pontes, e Rastros da leitura, trilhas da Escrita, em 2012, pela RG Editores.

Atualmente realiza a pesquisa “O escritor e sua terra”, que tem como base principal material jornalístico-literário. Coordena o grupo de pesquisas Versiprosa, no Programa de Pós-graduação em Letras, da PUC-Minas, que desenvolve estudos sobre a poesia brasileira contemporânea e o Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros, no qual dirige uma série de trabalhos voltados à divulgação da cultura de língua portuguesa.

 

SERVIÇO:

No centenário de Campos de Carvalho

Data: 22 de setembro

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.