Como parte de suas Ações Formativas, a Academia Mineira de Letras oferece oficinas gratuitas para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas.  Há opções na área de Literatura, Tecnologia e Linguagem e as inscrições podem ser feitas até 10 de setembro, pelo link (www.amlcursos.org). O acesso às aulas será possível entre 02 de setembro e 02 de outubro.

As “Ações Formativas” acontecem no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML 2021- PRONAC 203709, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG; co-patrocínio da Tambasa.

As oficinas disponíveis são “Como estimular a escrita por meio de Fanfic”, com Gabrielli Ambrozio; “Videopoesia: a arte das imagens e das palavras em movimento”, com Ana Paula Dacota; “Oficina Jogos e gameficação”, com Sabrina Gomes e “Plataforma Canva: noções básicas de design para apresentações e artes de divulgação”, com Samara Coutinho. Estas atividades têm como objetivo discutir conceitos e apresentar metodologias, tecnologias (software gratuitos) e conteúdos aos educadores, de modo que estes possam aplicar os conhecimentos em sala de aula.

As oficinas formativas visam a ajudar os professores a aplicarem as habilidades exigidas pela BNCC – BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – de forma mais criativa e com o uso de ferramentas digitais, novas tecnologias e métodos, a fim de proporcionar ao professor a ampliação do repertório de atividades e interações para o desenvolvimento dos multiletramentos, em especial o letramento crítico e o letramento digital.

Ao fazer a inscrição, o participante recebe o acesso à plataforma AMLcursos, na qual poderá participar de aulas síncronas e assíncronas. É possível participar das quatro oficinas inscrevendo-se em cada uma delas separadamente. O prazo para assistir às aulas é até 02 de outubro. Após tal data o participante terá acesso a um encontro síncrono de encerramento.

 

É possível acessar o conteúdo quantas vezes forem necessárias e em qualquer horário, aumentando, assim, a oportunidade do participante para a formação. Também serão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos. Os participantes podem acessar um fórum permanente na plataforma, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.

Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário com a apresentação de um plano de aula.

Serão emitidos certificados de participação, condicionados à entrega do plano de aula. A carga horária relativa à elaboração do plano de aula será considerada no certificado.

 

SERVIÇO:

Oficinas de formação da Academia Mineira de Letras

  • “Como estimular o aluno a escrever redações utilizando Fanfic”, com Gabrielli Ambrozio;
  • Videopoesia: a arte das imagens e das palavras em movimento”, com Ana Paula Dacota;
  • Oficina Jogos e gameficação”, com Sabrina Gomes
  • “Plataforma Canva: noções básicas de design para apresentações e artes de divulgação”, com Samara Coutinho.

 

Inscrições: entre 6 e 10 de setembro, pelo link (www.amlcursos.org).

Videoaulas disponíveis de 02 de setembro a 02 de outubro na plataforma AMLcursos.

Público: Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais, História, Geografia, Letras, Teologia, Antropologia, Comunicação Social, Psicologia, Linguística, Artes, entre outras), do Ensino Fundamental e Médio.

Participação gratuita

 

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br