Como parte de suas Ações Formativas, a Academia Mineira de Letras oferece oficinas gratuitas para professores, educadores e bibliotecários do Ensino Fundamental de escolas públicas. Há opções na área de Literatura, Tecnologia e Linguagem e as inscrições podem ser feitas entre 20 de outubro e 14 de novembro, pelo link (www.amlcursos.org).

As “Ações Formativas” acontecem no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML 2020- PRONAC 193019, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

As oficinas disponíveis são “Ensinando Poesia com Tipografia”, com Ana Paula Dacota; “Utopias e Distopias”, com Sabrina Gomes; e “Como Criar um Podcast utilizando softwares gratuitos”, com Thomaz Maioline. Elas têm como objetivo discutir conceitos e apresentar metodologias e conteúdos aos educadores de modo que possam aplicar os conhecimentos em sala de aula.

Ao fazer a inscrição, o participante recebe o acesso à plataforma AMLcursos, na qual poderá assistir as videoaulas. É possível participar das três oficinas inscrevendo-se em cada uma delas separadamente. O prazo para assistir as aulas é até 21 de novembro, quando o integrante da oficina participa de um encerramento, também virtual.

É possível acessar o conteúdo quantas vezes for necessário e em qualquer horário aumentando, assim, a disponibilidade do participante para a formação. Também serão disponibilizados materiais de apoio para aplicação das metodologias com os alunos. Os participantes podem acessar um fórum permanente na plataforma, no qual é possível interagir e tirar dúvidas.

Os participantes, cada um a seu tempo, deverão aplicar as metodologias apreendidas em sala de aula (ou turmas) e preencher um questionário com o relato da experiência da aplicação. Esses relatos serão compilados e publicados no blog da Academia Mineira de Letras.

Serão emitidos certificados de participação e de publicação do relato, sendo ambos condicionados à aplicação e entrega do relato de experiência. A carga horária relativa à aplicação da metodologia e elaboração do relato será considerada no certificado.

 


 

SERVIÇO:

Oficinas de formação da Academia Mineira de Letras

“Ensinando Poesia com Tipografia”, com Ana Paula Dacota

“Utopias e Distopias”, com Sabrina Gomes

“Como Criar um Podcast utilizando softwares gratuitos”, com Thomaz Maioline

Inscrições: de 20 de outubro a 14 de novembro, pelo link (www.amlcursos.org).

Videoaulas disponíveis até 21 de novembro na plataforma AMLcursos.

Reunião de fechamento: 21 de novembro

Público: Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas (Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais, História, Geografia, Letras, Teologia, Antropologia, Comunicação Social, Psicologia, Linguística, Artes, entre outras), do ensino fundamental.

Participação gratuita.

 


 

1 – ENSINANDO POESIA COM TIPOGRAFIA:

TEMÁTICA:

Ensinando com tipografia é uma oficina de literatura que proporciona aos participantes novas formas de criar e interagir com as palavras a partir da apresentação de trabalhos de poetas consagrados como Guilherme Mansur, Ronald Polito e Ronald Claver. “Com os seus OO de espanto, seus RR guturais, seu hirto H, HORROR é uma palavra de cabelos em pé, assustada da própria significação”. (Mário Quintana)

 

OBJETIVOS:

 – Mediar a reflexão para abordagem de textos e atividades em que destacamos o aspecto visual das palavras como elemento potencial que oferece construções poéticas além do significado.

– Mediar a confecção de textos nos quais a liberdade criativa seja explorada.

 

METODOLOGIA:

– Apresentação de poemas e vídeos, como por exemplo, “Bichos Tipográficos”, de Guilherme Mansur e animação de Guto Lacaz.

– Apresentação de exemplos de Ronald Claver extraídos do livro: “Escrever sem doer”.

– Apresentação de exemplos extraídos do livro “A galinha e outros bichos inteligentes” de Ronald Polito e Guto Lacaz.

– Propostas de atividades de construção de textos poéticos.

 

FORMATO:

Videoaula.

Carga horária: 1h30

 

BIBLIOGRAFIA:

– Claver, Ronald. Escrever sem doer: oficina de redação. Editora UFMG, 1992.

– Mansur, Guilherme. Bichos Tipográficos – Editora Dubolsinho, 2007.

– Polito, Ronald. A galinha e outros bichos inteligentes – Editora Dedo de Prosa, São Paulo, 2013.

 

PÚBLICO-ALVO:

Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do ensino fundamental.

 

MINISTRANTE:

Ana Paula Dacota é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG (linha IV, Estudos em Edição). É bacharela em Letras também pelo CEFET-MG. Pesquisa pequenas editoras, edição e literatura. Foi colunista do Jornal Boca da Mata (Carmo de Cajuru – MG, de 2012 a 2014). Possui trabalhos publicados no Suplemento Literário de Minas Gerais (2018/2019), participou da Revista Chama nº 2 (2019); da coletânea de poemas e fotos Imagens Literárias: existem direitos humanos na minha cidade?, pela Editora do CEFET-MG (2019).  Publicou o livro Perfume atrás da orelha, selo Alma de Gato, pela Editora Scriptum, (2019), participou da antologia Elas, as mãos, o infinito editado pela Páginas Editora com o coletivo Mulherio das Letras (2020). Seus poemas e ensaios têm sido publicados em revistas eletrônicas, como a Ruído Manifesto, Habitat e Mallarmagens.

 


 

2 – UTOPIAS E DISTOPIAS

TEMÁTICA:

As aulas visam a discutir os conceitos de utopias e distopias e como estes se manifestam na literatura e mídia, assim como podem ser usados na sala de aula.

 

OBJETIVO:

Discutiremos os conceitos gerais do que são utopias e distopias por meio de explanação oral, além de recursos visuais como apresentações com trechos citados e fotos ilustrativas. Além do vídeo proposto, algumas sugestões de leituras acadêmicas sobre o que consiste cada um dos conceitos serão disponibilizadas na descrição do vídeo e sugestões de atividades de escrita criativa, usando os conceitos.

 

METODOLOGIA:

O minicurso consistirá em dois momentos, sendo o primeiro dedicado à discussão da questão das narrativas da imaginação. Nesta parte será apresentado um panorama dos gêneros artístico-literários que lidam com o fantástico, tais como a fantasia e ficção científica e como as utopias e distopias permeiam esses gêneros.

No segundo momento, por meio do exemplo das obras “Frankenstein ou O Prometeu moderno”, de Mary Shelley e “Os Despossuídos” de Ursula K Le Guin, discutiremos como as utopias e distopias se manifestam nessas obras, pensando em como esses conceitos permeiam a escrita dessas autoras sobre a importância da crítica social nessas obras na passagem de sociedades utópicas que na verdade se mostram distópicas.

 

FORMATO:

Videoaula

Carga horária: 1h30

 

PÚBLICO-ALVO:

Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do ensino fundamental.

 

MINISTRANTE:

Sabrina Gomes é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte. Bacharel em Letras – Tecnologias da Edição e mestre em Estudos de Linguagens, também no CEFET-MG. Tem experiência docente no ensino médio das redes pública e particular de ensino, assim como em cursos de idiomas de Belo Horizonte. É consultora linguística da “Hello BH Idiomas” e coordenadora pedagógica do programa educativo da Academia Mineira de Letras. Atua na área de ensino de língua Inglesa e formação de professores e estudantes fora de sala de aula por meio de programas culturais. Tem interesse nas áreas de recursos digitais para ensino de LE, jogos digitais, experiências alternativas de ensino, ensino fora de sala de aula, materiais didáticos digitais, novas tecnologias em comunicação.

 


 

3 – COMO CRIAR UM PODCAST UTILIZANDO SOMENTE SOFTWARES GRATUITOS

TEMÁTICA:

O formato de mídia podcast tem se tornando uma plataforma cada vez mais relevante para difundir conhecimento. Parecido com o rádio tradicional, a ferramenta faz uso da internet para o seu broadcast/transmissão. Graças a agregadores de feed como o iTunes, o público consegue receber o conteúdo direto em seus dispositivos móveis.

 

OBJETIVO:

A proposta dessa oficina é mostrar o passo a passo de como criar o seu próprio podcast e difundir conhecimentos e experiências, além de comunicar-se com amplitude na escola e na sala de aula.

 

METODOLOGIA:

Serão apresentadas as seguintes etapas do processo de criação de um podcast e sua utilização:

– O que é podcast?

– Segmentos de podcast;

– Equipamentos necessários;

– Softwares necessários;

– Montando um roteiro para podcast;

– Como utilizar podcast dentro de sala de aula;

– O papel do apresentador;

– Hospedagem;

– Divulgação;

 

PÚBLICO-ALVO:

Instrutores, alunos em estágio de docência na área da educação, educadores, bibliotecários e professores na área de ciências humanas, do ensino fundamental.

 

FORMATO:

Videoaula

Carga horária: 1h30

 

MINISTRANTE:

Thomaz Maioline é Relações Públicas e Publicitário formado pela PUC Minas. É entusiasta de tecnologia, games e cultura pop. É editor do site Rota42.com.br e um dos responsáveis pelo podcast MegaProsa. Atua na Coordenação da Comunicação e é um dos responsáveis pelo Marketing Digital na Cultiva, uma startup que investe em cultura por meio de leis de incentivo. É sócio na Hello, empresa de consultoria educacional.