O livro tem organização de Maria Inês Almeida e é fruto da residência da pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Evento gratuito acontece dia 03 de abril, às 19h

 

Resultado de muita pesquisa e oficinas de tradução, o livro “Nixi Pae – Espírito da Floresta” reúne 34 cantos, cujas letras foram escritas em Hãtxa Kui pelo pesquisador, artista e professor, Ibã Huni Kui, e traduzidas para português e espanhol. A obra é um produto da residência da professora e pesquisadora Maria Inês Almeida no IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG), uma realização do projeto de pesquisa “O livro vivo e o caminho do mestre”.  Contudo, quem assina o livro é o próprio Ibã – Isaías Sales, em português – que vive na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão (Acre), aldeia Xiku Kurumĩ. O projeto gráfico é de Marina Bylaardt. O lançamento e sessão de autógrafos de “Nixi Pae – Espírito da Floresta” será no dia 03 de abril, às 19h, no auditório da Academia Mineira de Letras. Na ocasião, haverá uma mostra do documentário de mesmo nome do livro, além de uma apresentação de Ibã Huni Kui, que irá falar e cantar. Conta ainda com a participação dos pesquisadores Rômulo Monte Alto e Patrícia Kauark.

O pesquisador Ibã Huni Kui, criador do Movimento dos Artistas Huni Kui (MAHKU) – que abriu a Bienal de Veneza/2024 – sentiu vontade e necessidade de aprender a cantar os cantos do Nixi Pae, pensando na conservação do idioma e da história do seu povo, por meio do canto. “Moro junto com minha comunidade, com 150 pessoas, onde iniciei minha pesquisa, pensando que nossa linguagem está acabando, nossos mestres ensinadores morrendo, com muita doença diferente, e nós ficamos sem arquivo e sem conhecimento. Por isso que a gente está pensando que melhor que perder todo conhecimento é recuperar a língua mais antiga, através do Nixi pae. Pensando nas novas gerações, pra não perder esse conhecimento. Melhor do que aprender a língua ocidental, preferimos fortalecer mais nossa língua. E até criança pode aprender o canto, que é nossa língua própria”, conta Ibã Huni Kui.

O lançamento de “Nixi Pae – Espírito da Floresta” faz parte do II Seminário Unã Baina da Escola Indígena e celebra o fechamento da residência da professora e pesquisadora Maria Inês Almeida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. “Se a busca da poesia – mostrar com palavras a miração da ayahuasca – guiou os mestres dos cantos: Romão Sales, Miguel Macário, Agostinho Manduca, na tradução, o trabalho foi guiado pela mesma busca. (…) O livro também mostra um exemplo de como a parceria entre universidade e mestres indígenas pode ser proveitosa. Através de traduções e edições, a parceria contribui para o alargamento da literatura brasileira assim como para o fortalecimento da língua indígena”, destaca Maria Inês Almeida.

O II Seminário Unã Baina da Escola Indígena tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT), ambos da UFMG, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O lançamento de “Nixi Pae – Espírito da Floresta” acontece no âmbito dos projetos “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.

Haverá sessão de autógrafos durante o evento de lançamento. O livro pode ser adquirido na ocasião ou através do e-mail: crenac@gmail.com.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

Ibã Huni Kui é txana (mestre de cantos), professor e artista visual. Mora na Terra Indígena Kaxinawá, do Rio Jordão (Acre), aldeia Xiku Kurumĩ. É criador do Movimento dos Artistas Huni Kui (MAHKU), que se dedica aos estudos dos cantos, desenhos e pinturas do povo indígena Huni Kuin. É mestre pela Universidade Federal do Acre e doutorando na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Maria Inês Almeida é professora aposentada da FALE/UFMG, atualmente é colaboradora do PosLit e é residente no IEAT. Lidera a Rede de Apoio aos Educadores Indígenas Unã Baina, coordenando um projeto de formação dos professores Huni Kuĩ do Jordão, Acre. De 2002 a 2016, na liderança do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas Literaterras, criou o Acervo Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenou o curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI/ Prolind, de 2006 a 2011) e a edição, com o MEC, de 130 obras de autoria indígena. Como diretora do Centro Cultural UFMG (2011-2014), realizou a MIRA! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas – exposição de 120 obras de 54 artistas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. De 2018 a 2022, atuou como Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, onde implantou o Laboratório de Interculturalidade.

Rômulo Monte Alto é coordenador do Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da UFMG, pesquisador das literaturas hispano-americanas.Patrícia Kauark é diretora do IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG), pesquisadora da área de Filosofia.

 

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.


Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Nixi Pae – Espírito da Floresta”, de Ibã Huni Kui

Exibição do audiovisual “Nixi Pae – Espírito da Floresta”, apresentação de Ibã Huni Kui, venda do livro e sessão de autógrafos

Data: 03/04, quinta, às 19h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Lourdes) 

Entrada gratuita.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães

(31) 9 9445-2007 | comunicacao@academiamineiradeletras.org.br