Em 30 de janeiro, os 70 anos da morte do Mahatma Gandhi foram lembrados em muitas cidades da Índia. Nesse país heterogêneo e multifacetado, onde etnias, religiões e divindades convivem e se perpetuam, o nome Gandhi foi dado a ruas, avenidas, escolas e cidades e existem dezenas de estátuas e monumentos em sua homenagem. Sua biografia é estudada desde os primeiros anos do colegial e sua historia singular o torna uma das personalidades mais importantes do século passado. Tanto no Oriente quanto no Ocidente, redentores e revolucionários pegaram em armas para conquistar a independência de seus países ou implantar suas doutrinas. De Stalin a Fidel Castro, temos homens que lutaram a luta armada. Mas Gandhi, com paz e perseverança, liderou a libertação de seu país do poderoso Império Britânico, em cuja extensão o sol nunca se punha.
Advogado formado em Londres, aliava o carisma do patriota revolucionário com a meiguice do intelectual. Autor de belos poemas, Gandhi deixou para a posteridade algumas dezenas de frases , plenas de sabedoria, humanidade e fraternidade.
“De forma suave , você pode sacudir o mundo.”
“Olho por olho, e o mundo acabará logo.”
“A sinceridade é sempre a melhor saída.”
~Aprenda como se fosse viver para sempre e viva como se fosse morrer amanha.~
“ A sinceridade é sempre a melhor saída.”
“ Pelos canais de TV, o mundo assistia, sofria e torcia pela figura esquálida de um homem determinado, preso várias vezes, em seus jejuns ou greves de fome. A inanição chegou perto de lhe ceifar a vida. Teve a sabedoria de aceitar a divisão da Índia em dois países; a Índia hinduísta e o Paquistão muçulmano, em uma migração cruzada de meio milhão de pessoas, acomodando uma situação considerada explosiva. Seu lema pacifista se funda no pilar da conciliação e da luta sem armas, e uma frase fala alto a respeito : “ controlar minha ira e torna-la em um calor que é convertido em energia~. E essa energia nunca lhe faltou, nas longas caminhadas e peregrinações. Para Gandhi, aquele que não é capaz de governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.” Ao lado da sabedoria, havia a humildade expressa em frase lapidar; ~estou consciente das minhas próprias limitações e esta [ a minha for;a. E essa for;a permitiu-lhe libertar um país-continente e passar a historia como o revolucionário da paz. Sua Índia hoje, com mais de um bilhão de habitantes, é a 7ª economia do planeta e ostenta o titulo de maior democracia do mundo, Esta exportando produtos de alta tecnologia e dominando a fusão nuclear. Hoje, mais do que nunca, desejamos que essa paz vivida e pregada por Gandhi , sem covardia mas com coragem, paire e reine entre nós.
Por Aloísio Teixeira Garcia, da Academia Mineira de Letras, ocupa a cadeira nº 36.