Prestes a completar 100 anos, Elza de Moura é uma das principais figuras da história da Educação em Minas Gerais e uma das pioneiras nos estudos da Pedagogia no Estado. Elza é a convidada do Universidade Livre para discutir sobre a participação feminina no ensino e compartilhar algumas experiências que teve no campo.
O Universidade Livre é coordenado pela acadêmica Elizabeth Rennó e traz convidados para discutir assuntos de diversos campos das ciências humanas, literatura e arte.
Sobre a palestrante
Atuando nas principais instituições educacionais do Estado, como a Secretaria de Estado de Educação, a Universidade Federal de Minas Gerais e a antiga Escola Normal Modelo, onde foi diretora por 25 anos, Elza de Moura defende a qualidade do ensino e o incentivo à pesquisa no país. Ela é a única colaboradora viva da pedagoga e psicóloga russa Helena Antipoff que, na década de 30, veio reformar a educação em Minas Gerais.
Mesmo envolvida nas questões do universo educativo, Elza mantém a sua formação como musicista. Durante a infância, vivia entre os instrumentos tocados pelo pai. Quando jovem, estudou piano e canto e pôde integrar a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.
A participação feminina na educação | palestra com Elza de Moura
12 de março de 2015, quinta-feira
Horário: 17h
Entrada gratuita
Auditório Vivaldi Moreira, AML
Rua da Bahia, 1466