Os episódios irão ao ar quinzenalmente no canal da Academia Mineira de Letras; as conversas são mediadas pelo presidente-emérito da AML, acadêmico Rogério Faria Tavares 

 

Com o objetivo de examinar a contribuição de alguns autores e obras da literatura brasileira, para uma compreensão mais refinada sobre o país, sua formação, história e identidade, a Academia Mineira de Letras (AML) dá início, no seu canal no  YouTube, no dia 19 de maio, às 19h30, à série de entrevistas “Intérpretes do Brasil”, composta por doze episódios de uma hora de duração. As conversas irão ao ar quinzenalmente e poderão ser acessadas gratuitamente.  “A intenção da série é divulgar e destacar o trabalho de doze fascinantes artistas brasileiros, todos mobilizados por reflexões fundamentais sobre o Brasil, sua história e seu povo, seus desafios, seus impasses e suas complexidades. O objetivo da Academia é, sobretudo, motivar o público a ler o que eles escreveram. São leituras que abrem horizontes, que transformam”, conta Rogério Faria Tavares, mediador das conversas.

O primeiro episódio da série de entrevistas “Intérpretes do Brasil” será sobre o poeta barroco baiano Gregório de Matos, analisado pelo professor Adriano Espínola, autor de tese de doutorado sobre o ‘boca do inferno’: “As artes de enganar: um estudo das máscaras poéticas e biográficas de Gregório de Matos”, publicada em 2000; o segundo será sobre  Gonçalves Dias, ícone do romantismo, sobre quem falará a professora Andrea Werkema, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, organizadora, junto com  Wilton José Marques, da obra comemorativa dos 200 anos de nascimento do autor: “A ideia com a paixão – Gonçalves Dias pela crítica contemporânea”, lançada em  2023; o terceiro será sobre Mário de Andrade, autor de “Macunaíma”, sobre quem falará o professor André Botelho, que assina obras como “De olho em Mário de  Andrade: uma descoberta intelectual e sentimental do Brasil” (2012) e “O  Modernismo como movimento cultural: Mário de Andrade, um aprendizado” (2022); o quarto sobre Cassiano Ricardo, também representante do Modernismo,  aqui abordado pela professora Luíza Franco Moreira, da Universidade de  Binghamton, e autora de “Meninos, poetas e heróis – aspectos de Cassiano  Ricardo, do Modernismo ao Estado novo” (2001). O quinto será sobre Cecília  Meireles, cuja vida e obra serão abordadas pelo professor Sérgio Alcides, da UFMG,  um dos grandes estudiosos da trajetória da autora do “Romanceiro da Inconfidência”. 

Os sete episódios restantes serão sobre as trajetórias e as obras literárias escritas por autores como Alfredo Dias Gomes (“O Bem amado”), Oswaldo França  Junior (“Jorge, um brasileiro”), João Ubaldo Ribeiro (“Viva o povo brasileiro”), Ignácio  de Loyola Brandão (“Zero”), Luiz Ruffato (“Eles eram muitos cavalos”), Chico Buarque de Holanda (“Essa gente”) e Itamar Vieira Junior (“Torto arado”). 

Esta série é a segunda parte de outra, “22 entrevistas no Bicentenário da  Independência”, em que Tavares entrevistou dez importantes historiadores sobre o fato histórico da Independência, seu significado e seus desdobramentos. Na  época, passaram pelo canal da AML nomes como José Murilo de Carvalho, Jorge  Caldeira, Lucas Figueiredo, Mary del Priore, Laurentino Gomes, Paulo Rezzutti,  Heloísa Starling, André Ricardo Heráclio do Rego, Lúcia Maria Bastos Pereira das  Neves, Lúcia Maria Pascoal Guimarães, João Paulo Pimenta e o então presidente da Academia de Ciências de Portugal, José Luís Cardoso. Todas elas continuam  disponíveis no canal. 

As entrevistas de “Intérpretes do Brasil “ acontecem no âmbito dos projetos “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e “Academia Mineira de Letras Manutenção e Funcionamento 2025 (CA 2018.13609.0261)”, incluído na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esse projeto tem os patrocínios da CEMIG e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.

 

SOBRE ROGÉRIO FARIA TAVARES

Rogério Faria Tavares é presidente-emérito da Academia Mineira de Letras, em que ocupa a cadeira 8 desde junho de 2016. Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, desde 2024.

 

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães

(31) 9 9445-2007 | comunicacao@academiamineiradeletras.org.br