Projeto Literatura, muito prazer! – a promoção da leitura literária é uma contribuição da Academia Mineira de Letras (AML) para a ampliação dessa leitura em Belo Horizonte e região metropolitana.

Estimular a leitura literária prazerosa, independentemente de idade, situação econômica, profissão e iniciação no tema é o mote do Projeto “Literatura, muito prazer! – a promoção da leitura literária”, que ocorre em agosto e setembro oferecendo a professores, educadores, bibliotecários e demais interessados no tema ferramentas para promover o gosto pela leitura a partir de atividades lúdicas, espetáculos, audições literárias e filmes baseados em livros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. Os inscritos receberão certificado de participação.

“O projeto aposta, em todas as suas atividades, na percepção da literatura como uma experiência de prazer, para além do enriquecimento puramente linguístico ou cognitivo. Acreditamos que esse prazer é que cria leitores para a vida inteira e, para evitar essa impressão de que ‘a literatura é trabalho escolar e outras manifestações artísticas são de fruição’, o projeto oferecerá espetáculos de alguma forma ligados à palavra literária”, destaca Antonieta Cunha, responsável pela concepção e curadoria do projeto.

A acadêmica acrescenta que a elaboração do projeto foi realizada em consonância com os quatro eixos da atuação do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, que são: Democratização do acesso à leitura e ao livro; Fomento à leitura e à formação; Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;  Desenvolvimento da economia do livro. “Acredito que nenhum desses eixos se desenvolve sozinho, mas, sim, na sua ordenada interseção com os demais”, enfatiza.

Ao todo, serão quatro encontros de 12/08 a 02/09, aos sábados (ver programação abaixo) com o objetivo de fomentar a formação de mediadores de leitura e estimular a democratização do acesso ao livro e à arte, dentro e fora das escolas. Já a diversidade de programação atenta à pluralidade de tendências, gêneros e temáticas, além de promover a chamada ´bibliodiversidade´ para que cada leitor em potencial encontre seu próprio caminho e faça suas eleições de leitura.

A programação do “Literatura, muito prazer! – a promoção da leitura literária” integra as Ações de Formação Complementar da AML, que são parte da contrapartida social do Plano Anual Academia Mineira de Letras (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Parceria com o Centro Cultural Minas Tênis Clube.

 

Programação

Local: Academia Mineira de Letras, Rua da Bahia 1466, Lourdes, Belo Horizonte (MG)

 

Dia 12/08

9h-9h30- Prelúdio literário, com Maurilo Andreas

9h30-11h – Experiências de mediação da leitura, com Antonieta Cunha  (Carga horária: 2 horas – Prelúdio e Experiências de mediação da leitura)  

11h-12h – Memórias literárias, Com Maurilo Andreas (Carga horária: 1 hora)

 

Dia 19/08

9h-9h30 – Prelúdio literário, com Beatriz Myrrha

9h30-11h – A seleção de obras literárias e a formação do leitor, com Maurício Guilherme Silva Jr. (Carga horária: 2 horas – Prelúdio e A seleção de obras literárias e a formação do leitor)

11h-12h Memórias Literárias, com Rogério Faria Tavares (Carga horária: 1 hora)

 

Dia 26/08

9h-9h30 – Prelúdio literário, com Olavo Romano

9h30-10h30 – Memórias literárias, com Olavo Romano (Carga horária: 1h30 – Prelúdio e Memórias literárias)

10h30-12h – A chamada leitura de entretenimento: equívocos de classificação e extensão, com Silvana Costa, Maurício Guilherme Silva Jr e Antonieta Cunha  (Carga horária: 1h30)

 

Dia 02/09

9h-9h30 – Prelúdio literário, com Dora Guimarães

9h30-11h – Quem tem medo da poesia?, com Leo Cunha (Carga horária: 2 horas – Prelúdio e Quem tem medo da poesia?)

11h-12h – Memórias literárias, com Elizete Lisboa  (Carga horária: 1 hora)

12h-14h – Intervalo

14h-16h – Literatura Comentada, Vidas secaso romance o filme, com Maria Esther Maciel (Carga horária 2 horas)

16h -18h – Cinema Comentado – Grande sertão: veredas, com Wander Melo Miranda – (Carga horária 2 horas)

 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.

Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

****