Curso de Formação de Leitores tem início no dia 23/05, às 19h30, com aula inaugural de Sérgio Nazar, poeta e professor de Literatura Portuguesa da UERJ; Inscrições gratuitas
O curso “Por que ler Eça de Queirós hoje?”, promovido pela Academia Mineira de Letras, está com inscrições abertas e tem início no dia 23 de maio, às 19h30, com palestra de um dos maiores pesquisadores em Eça de Queirós no Brasil, Sérgio Naza – poeta e professor de Literatura Portuguesa da UERJ. O curso terá, no total, seis aulas onlines, de 1h cada, além da aula inaugural presencial, na Academia Mineira de Letras [Rua da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte]. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online. A confirmação de inscrição será enviada por e-mail, bem como os links para as aulas online.
“Por que ler Eça de Queirós hoje?” tem status de Curso de Formação de Leitores, na AML, e vai abordar as mais conhecidas obras do escritor português – Os Maias; O crime do padre Amaro; O primo Basílio; A ilustre casa de Ramires; A cidade e as serras; A relíquia; e Alves & Cia. “Eça de Queirós é um dos principais prosadores da língua portuguesa de todos os tempos. A sua influência foi muito grande no Brasil do final do século 19 e de todo o século 20 e é ainda muito forte no imaginário coletivo dos leitores de ficção em língua portuguesa. Agora, quando celebramos os 180 anos de nascimento do autor português, é hora de revisitar o legado potente e perene de Eça de Queirós”, conta Rogério Faria Tavares, presidente emérito da Academia Mineira de Letras e idealizador do curso.
A aula inaugural, com Sérgio Nazar, propõe a leitura de algumas cenas de Os Maias, tendo a modernidade como chave de leitura principal. “Eça fala por meio de silêncios, imprecisões e paradoxos. Com isso, seduz e cativa, de modo surpreendente, os leitores de seu tempo e impulsiona a modernidade literária nas literaturas em língua portuguesa”, afirma o especialista em Eça de Queirós, Sérgio Nazar. A aula inaugural, que acontece no dia 23 de maio, terá a presença especial do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos. As demais aulas do curso serão ministradas por professores estudiosos e conhecedores da obra de Eça de Queirós, como Audemaro Taranto, Vera Lopes, Virgílio Coelho, Marcus Vinícius de Freitas, entre outros.
O curso “Por que ler Eça de Queirós hoje?” acontece no âmbito dos projetos “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e “Academia Mineira de Letras Manutenção e Funcionamento 2025 (CA 2018.13609.0261)”, incluído na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esse projeto tem os patrocínios da CEMIG e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
ABERTURA PRESENCIAL – AULA INAUGURAL
23 de maio (sexta-feira) – das 19h30 às 21h
Tema: Eça de Queirós e a modernidade
Convidado: Sérgio Nazar
Com a presença do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos
AULAS ONLINE
Às segundas-feiras – das 19h30 às 20h30
Aula 1 – 26 de maio
Tema: A ilustre casa de Ramires
Aulas 2 – 2 de junho
Tema: A relíquia
Aula 3 – 9 de junho
Tema: O crime do padre Amaro
Aula 4 – 16 de junho
Tema: A cidade e as serras
Aula 5 – 23 de junho
Tema: Alves & Cia
Aula 6 – 30 de junho
Tema: O primo Basílio
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
SERVIÇO
Curso “Por que ler Eça de Queirós hoje?” ABERTURA PRESENCIAL – AULA INAUGURAL com Sérgio Nazar, sobre A modernidade d’Os Maias, de Eça de Queirós Data: 23 de maio (sexta-feira), às 19h30 às 21h Local: Academia Mineira de Letras [Rua da Bahia, 1466 – Centro] AULAS ONLINE De 26 de maio a 30 de junho Às segundas-feiras – das 19h30 às 20h30 Inscrições gratuitas a partir do dia 06/05: https://forms.gle/3xH8rf6wvGyrmUfVA |
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães
(31) 9 3301-0161 | comunicacao@academiamineiradeletras.org.br