“Música Caipira, Cultura e Enraizamento” é o tema da palestra conduzida pelo pesquisador e instrumentista Ivan Vilela, na próxima quinta-feira (9), às 19h30, na Academia Mineira de Letras. O evento faz parte do projeto Casa da Palavra, realizado pela Academia Mineira de Letras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CemigTelecom.

Ivan Vilela aborda o estilo musical que, por meio da fala de traços rurais, fez do caipira o primeiro camponês do Brasil a narrar suas histórias e sua música, a partir de gravações e da radiodifusão. A música caipira tornou-se uma aglutinadora durante o êxodo rural permitindo que os migrantes, mesmo longe de seus rincões, se mantivessem presos às suas raízes e aos seus valores de origem.

“A música caipira nunca foi tratada como um braço da MPB e suas letras não foram relevadas como poesia, a partir de uma visão etnocêntrica do principal eixo de produção e difusão da música popular, que inclui o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Mas é um importante traço da cultura brasileira.”, comenta o palestrante.

SERVIÇO:
Ivan Vilela – “Música Caipira, Cultura e Enraizamento”
Data: 9 de junho
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita.

Sobre o palestrante:
Ivan Vilela é graduado e mestre em Composição Musical pela UNICAMP e doutor em Psicologia Social pela USP. Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, exerce intensa atividade como pesquisador e instrumentista. Com a viola brasileira percorre todo o Brasil e diversos países da Europa e da América. Foi indicado a vários prêmios ligados à música e à cultura brasileira. É coordenador do curso que prepara músicos para atuarem junto a pacientes terminais em hospitais voltados aos cuidados paliativos. E também autor do Livro Cantando a Própria História – Música Caipira e Enraizamento, Edusp.