A Academia Mineira de Letras promove a palestra “Catar papel e escrever: reciclagem e cidadania”, com a professora doutora em literatura Ivete Walty, dia 23 de novembro, às 19h30. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.
A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) é considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do país. Em 1960, lançou o livro autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. Neste livro e em outros fala de si mesma, dos filhos a alimentar com os restos catados no lixo e da vida da favela em que morava, além de refletir sobre as relações sociais e políticas no país. Carolina: uma cronista.
Ivete Walty faz uma leitura da escrita da autora à luz do conceito de reciclagem – em seu processo tanto literal quanto metafórico – de seus retalhos linguísticos e sociais, com o objetivo de perceber novas parcerias e linguagens que, em um mundo de fronteiras deslizantes, deem conta da diversidade de agentes e de ações. Os discursos, construídos com restos e detritos, podem nos ajudar a ver com olhares outros a ordem instituída, a sintaxe social normativa.
Sobre a conferencista:
Ivete Lara Camargos Walty, mineira de Esmeraldas, é doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Ottawa, Canadá. É professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG. Pesquisadora nível 1 D do CNPq, é organizadora do livro “Literatura marginal, sua crítica” (Hucitec, no prelo); e autora de “A rua da literatura e a literatura da rua” (Editora da UFMG, 2014), “Corpus rasurado: exclusão e resistência na narrativa urbana” (Autêntica, 2005) e “O que é ficção” (Brasiliense, 1985).
SERVIÇO:
Palestra “Catar papel e escrever: reciclagem e cidadania” – com Ivete Walty
Data: 23 de novembro
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.