Debate com o autor acontece no dia 24 de abril, às 19h30, e tem entrada gratuita. Obra relê o clássico de Raduan Nassar a partir da tríade casa, corpo e texto

 

“Lavoura barroca, voragem arcaica” (Pontes Editores, 2024) é o Livro do Mês na Academia Mineira de Letras. No dia 24 de abril, às 19h30, a AML promove um debate sobre a obra de Jonatas Aparecido Guimarães. O evento conta com a presença do autor e tem entrada gratuita. Neste livro, Jonatas propõe uma leitura instigante do clássico Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, a partir da relação triádica entre casa, corpo e texto. Distanciando-se de interpretações que reduzem o barroco a uma simples categoria historiográfica ou a um espelho do neobarroco latino-americano, assim utiliza o barroco como um operador de leitura para explorar as tensões entre o indivíduo e a sociedade.

“Como ler uma vertigem? Este questionamento traduz a perplexidade causada pela obra de Raduan Nassar, que encanta pela sua beleza, mas que causa uma sensação abissal em quem lê” comenta Jonatas. O estudo analisa como a dissolução das instituições sociais cristalizadas – simbolizadas na obra pela tradicional família patriarcal – abre espaço para uma reflexão existencial mais profunda sobre o homem moderno, fragmentado pelas forças da cultura e da história. O autor evidencia, ainda, como a construção textual barroca presente em Lavoura arcaica se estrutura a partir de múltiplos discursos e ideologias, revelando suas lacunas e encenando a tragicidade da experiência humana.

O evento acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.

 

SOBRE O AUTOR

Jonatas Aparecido Guimarães é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, onde coordena os projetos de pesquisa “As formas do sujeito na literatura brasileira” e “As máscaras do personagem nas obras literárias do PNLD: por uma teoria do personagem para a educação básica”, contando este último com fomento da Fapemig. Além disso, é líder do grupo de pesquisas “A enunciação literária na cena escolar”, que conta com a participação de pesquisadores de distintas instituições de Minas Gerais, e é membro do grupo de pesquisas “Arquivo Autran Dourado”.  Doutor em Teoria da Literatura e literatura comparada pela UFMG e mestre em literaturas de língua portuguesa pela PUC Minas. É co-organizador do livro Territorialidades literárias: projetos em diálogo (Editora Hucitec), com Ivete Walty e autor do livro Lavoura barroca, voragem arcaica (Pontes Editores).  

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.


Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

LIVRO DO MÊS

Lavoura barroca, voragem arcaica (Pontes Editores, 2024) de Jonatas Aparecido Guimarães

________________________________________________________________________

SERVIÇO 

Debate sobre Lavoura barroca, voragem arcaica

Com o autor, Jonatas Aparecido Guimarães

Data: 24/04, quinta, às 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Lourdes) 

Entrada gratuita.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães

(31)  9 3301-0161| comunicacao@academiamineiradeletras.org.br