O projeto Casa da Palavra traz à Academia Mineira de Letras a filósofa Maria de Lourdes Gouveia para uma palestra sobre a interseção entre a literatura e o cinema. O encontro será no dia 18 de agosto, às 19h30, com entrada gratuita. Realizado pela AML por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CemigTelecom e CBMM. A Academia Mineira de Letras integra o Circuito Liberdade.

Maria de Lourdes Gouveia estuda e pesquisa a simbologia da cidade e vai abordar Belo Horizonte pelo olhar de seus escritores mais próximos. “Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, leitores atentos e minuciosos de uma paisagem dilacerada. O poeta Achilles Vivacqua, Dona Eunice Vivacqua, Dona Beatriz Borges da Costa, Elza Beatriz, memorialista e poetisa… Leitores do lado esquerdo, o lado de lá”, conta.

Na relação do cinema com a cidade, ela cita o filme “Depois daquele baile”, de 2006. Dirigido por Roberto Bomtempo, o longa se passa na capital mineira e demonstra toda a sua relação de afeto com Minas Gerais, nas paisagens, na culinária e na música.

Com estudos avançados em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid, Maria de Lourdes é mestre em Educação (UFRJ), especializada em Filosofia (UFOP), Professora titular em Filosofia da Educação (Uni-BH), Professora do Departamento de Filosofia e Teologia (PUC-MG) e mantém o Programa Filosofia e Cinema sob a direção da Dra. Rosângela Alves.

 

SERVIÇO:
Maria de Lourdes Gouveia – Literatura e Cinema

Data: 18 de agosto

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.