No dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 18h30, na AML, acontece o lançamento do livro “Para ler e revisar textos”, organizado por Ana Elisa Ribeiro e Márcia Regina Romano. A obra é um apanhado de textos de seis pesquisadoras sobre o universo da prática revisional. Publicada sob coordenação de Ana Elisa Ribeiro e Márcia Regina Romano, o livro propõe reflexões a partir da trajetória acadêmica e profissional de suas autoras Jéssica Soares, Lourdes Nascimento Pollyanna Mattos Vecchio, Renata Alves Pires, Ana Elisa Ribeiro e Márcia Regina Romano, todas revisoras experientes. Na ocasião, haverá bate-papo com a presença das autoras e organizadoras. A entrada é gratuita.
Atividade essencial nos âmbitos discursivo, editorial e profissional, a revisão de textos ganha destaque em Para ler e revisar textos. Embora não tenha sido planejado, o fato de a coletânea ser composta exclusivamente por mulheres ecoa a realidade da profissão, historicamente ocupada por muitas delas. Além de revisoras, essas profissionais conciliam múltiplas jornadas como preparadoras, professoras, pesquisadoras, mães e esposas. Essa perspectiva única contribui para iluminar um campo de estudos ainda em construção.
A obra apresenta trabalhos originados de dissertações de mestrado e pesquisas inéditas, realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. As autoras exploram desde as dinâmicas e perfis dos revisores profissionais até o papel do revisor no mercado publicitário e na literatura, oferecendo contribuições que dialogam com a natureza interdisciplinar e multifacetada da revisão de textos.
Destaques dos capítulos
- Márcia Romano inicia com uma revisão bibliográfica abrangente sobre os avanços da pesquisa em revisão de textos, especialmente a partir dos anos 2000.
- Lourdes Nascimento investiga a formação e o perfil dos revisores em Minas Gerais, traçando um panorama que pode ser replicado em outras regiões.
- Renata Pires analisa as representações sociais do revisor sob a ótica de autores acadêmicos, explorando questões de legitimidade e poder no processo revisional.
- Jessica Soares e Márcia Romano discutem o trabalho revisional em contextos institucionais e publicitários, abordando desafios como autoria coletiva e licença poética.
- Pollyanna Vecchio propõe a revisão de textos como um “ofício de escritor”, refletindo sobre a necessidade de incluir habilidades autorais nos currículos de formação.
- Ana Elisa Ribeiro explora a figura do revisor na literatura e a especificidade da revisão em textos literários, analisando a complexa relação entre autor e revisor.
Para ler e revisar textos não apenas esclarece a amplitude e a relevância da prática revisional, mas também contribui para a consolidação de uma bibliografia fundamental na área. Leitura indispensável para pesquisadores, revisores, estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
As organizadoras:
Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua do ensino médio ao doutorado, dedicando-se ao tema da produção e da edição de textos e livros. É escritora e editora. Na Parábola, seus títulos mais recentes são Multimodalidade, textos e tecnologias e o volume de crônicas Nossa língua & outras encrencas. No Instagram é a @anadigital.
Márcia Regina Romano é mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem especialização em Projetos Editoriais Multimidiáticos pelo Centro Universitário Una e em Revisão de Textos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. É jornalista pela UFMG. Atua como revisora e redatora do Sesc Minas Gerais.
livro que reúne seis pesquisadoras experientes em um mergulho profundo no universo da prática revisional. Publicada sob coordenação de Ana Elisa Ribeiro e Márcia , a obra reflete a sólida trajetória acadêmica e profissional das autoras, todas revisoras atuantes.