No dia 25 de agosto, quinta-feira, às 19h, a Academia Mineira de Letras sedia o lançamento do livro “Herdeiros de Zumbi – Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas”. O evento é promovido pela Cia Baobá Minas, dirigida pela coreógrafa, antropóloga e jornalista Júnia Bertolino, juntamente à Nandyala Editora. Na ocasião, acontece uma roda de conversa, exibição de um vídeo sobre o Prêmio Zumbi de Cultura e apresentação da performance Corporeidades Negras, com a Cia Baobá Minas. A entrada é gratuita.
A proposta do livro é registrar a história da maior premiação negra do estado, que desde 2010 reconhece quem contribui para a preservação da cultura de matriz africana, ao mesmo tempo em que abre espaço para apresentações de arte, manifestações culturais e debates de interesse da população afrodescendente em Belo Horizonte.
Organizada pelas jornalistas Júnia Bertolino e Brígida Alvim, a publicação descreve a trajetória de realização do Prêmio Zumbi de Cultura e das mais de 60 personalidades reconhecidas nas seis edições realizadas, entre 2010 e 2015. Os premiados são protagonistas e considerados “Herdeiros de Zumbi”, indicados por entidades ligadas ao movimento de arte e resistência negra em Belo Horizonte. O Prêmio é distribuído nas categorias: dança, teatro, música, religiosidade, manifestação cultural, educação, personalidade negra, atuação política, honra ao mérito e homenagens especiais. Os contemplados recebem troféu confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos.
Serviço:
Lançamento do livro Herdeiros de Zumbi – Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas
Data: 25/08/2016
Horário: 19 horas
Local: Academia Mineira de Letras, Rua da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte.
Entrada gratuita.