“Nos 20 anos da morte de Jorge Amado” é o tema da próxima entrevista da Academia Mineira de Letras, que homenageia um dos maiores escritores da literatura brasileira. Para a ocasião, a convidada é a escritora Paloma Amado, filha do autor, que em entrevista ao presidente da AML, Rogério Faria Tavares, compartilha informações valiosas sobre sua vida com o pai.  O vídeo estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 19h do dia 16 de dezembro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Ao longo da conversa, a escritora, filha de Zélia Gattai e Jorge Amado, fala sobre o trabalho da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, e sobre vários de seus livros, entre os quais os que dedicou à obra do pai, como “A comida baiana de Jorge Amado” e “As frutas de Jorge Amado”, ambos resultantes de minuciosa pesquisa realizada pela autora nos romances de Jorge.

Paloma Amado também comenta o livro que ela, a mãe e o irmão João escreveram logo depois do falecimento de Jorge, em 2001, “Jorge Amado – um baiano romântico e sensual”, além de revelar o processo de produção de outro volume valioso, o das cartas trocadas entre Jorge e o escritor português José Saramago, “Jorge Amado José Saramago com o mar por meio uma amizade em cartas”, lançado pela Companhia das Letras.

No vídeo, a entrevistada ainda fala de sua atividade como cronista, que gerou o livro “Bom domingo a todos”, lançado pela editora “Casa de Palavras”, e em que ela reúne os textos publicados ao longo dos anos em suas redes sociais. Finalmente, Paloma relembra a trajetória do pai, ressaltando a falta que ele faz, sobretudo para ajudá-la a entender o Brasil em que vivemos hoje.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

 

Sobre a entrevistada:

Paloma Amado é formada em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no ano de 1976, e Membro do Conselho Diretor da Fundação Casa de Jorge Amado.

Trabalhou com assuntos culturais, iniciando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), passando para o então Ministério da Educação e Cultura (gestão de Eduardo Portella), onde foi Subsecretária de Assuntos Culturais. É membro do Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado desde sua criação em 1986, onde foi Presidente por dois anos, de 2001 a 2003. Na Unesco, em Paris, coordenou a Coleção Unesco de Obras Representativas, no Setor do Livro, por 4 anos.

Trabalhou na Presidência da República, quando foi assessora internacional e assessora parlamentar, durante o governo do Presidente José Sarney. De 1990 a 1996 trabalhou na Fixação de texto da obra de Jorge Amado (sob sua supervisão) de forma a eliminar todos os erros acumulados em edições sucessivas sem revisão. Toda a obra romanesca foi fixada, assim como as biografias.

Pesquisadora de gastronomia, em especial da relação gastronomia e literatura, desde 1986, publicou três livros, sendo dois deles a partir de pesquisa sobre a obra de Jorge Amado. Tem participado de congressos e feiras gastronômicas, tendo dado aula de Culinária Brasileira,  na  Escola Técnica de Gastronomia, de Cartagena de Índias, na Colômbia, em 2005; e de Culinária Baiana, Universidad El Claustro, na cidade do México, em 2006.

Já publicou diversos livros, com temáticas e estilos variados, e vários estão aguardando publicação, com ilustrações da própria autora.

SERVIÇO:

Entrevista on-line “Nos 20 anos da morte de Jorge Amado”, com Paloma Amado

 Data: a partir de 16 de dezembro, às 19h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br