No dia 6 de dezembro, às 19h30, a escritora Eni D´Carvalho lança o livro “Poética da Pacificação”, na Academia Mineira de Letras. Durante o evento, haverá também uma exposição de obras da artista.
Em pleno século 21, muitos homens, mulheres e crianças são frutos da violência gerada por diversos motivos. A paz, muitas vezes, parece não existir e fica distante do ser humano. Foi esse quadro que inspirou a escritora e artista-educadora Eni D´Carvalho a atuar, durante 15 anos, com crianças e adolescentes em áreas de risco social. Realizou um trabalho artístico inspirado na paz em que promoveu atividades culturais inclusivas junto a essas pessoas, permitindo que elas fossem protagonistas de uma cultura de paz no meio em que viviam. Este projeto deu origem ao livro.
Poética da Pacificação traz 170 poemas em seis capítulos divididos nos seguintes temas: a paz; mística e arte pela paz; a paz na alma e na cultura do Brasil; acordar para a paz com as crianças; a paz é um caminhar e o ser humano, com a terra e o cosmos. Todas as lustrações foram criadas pela própria artista. Além do livro, a autora gravou um CD poético que será doado a pessoas com deficiência visual – outro projeto em que atua.
Sobre a autora
De nacionalidade luso-brasileira e mineira de Ubá, Eni D´Carvalho é artista-educadora autodidata conhecida mundialmente pelas obras focadas na inclusão social de pessoas com deficiência visual. Eni é autora do projeto “Tocar e Sentir” em que desenvolve pinturas táteis, reinventando a comunicação e a quebra de paradigmas para esse público. Transforma a linguagem visual em linguagem tátil. A arte de Eni já foi exposta em 160 lugares no Brasil, Estados Unidos e Europa. Suas exposições foram vistas no salão da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, na Universidade de Aveiro, Biblioteca Nacional de Lisboa, Museus da EPAL, dentre outros. No Brasil, exibe suas obras em espaços de fácil acesso as comunidades menos favorecidas.