O embaixador Pedro Motta Pinto Coelho lança seu livro de Memórias “O colecionador de fronteiras” em evento virtual da Academia Mineira de Letras. Na ocasião, o diplomata será entrevistado pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares. A entrevista acontece ao vivo no YouTube da AML no do dia 31 de agosto, às 19h30.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.
Em entrevista ao vivo ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o Embaixador Pedro Motta Pinto Coelho lançará seu livro de memórias: “O colecionador de fronteiras” (Editora Del Rey, 2021, 355 páginas).
Dividido em duas partes, o volume apresenta, inicialmente, momentos emblemáticos da carreira diplomática do autor, como quando serviu como embaixador do Brasil em Israel e se encontrou com o líder palestino Yasser Arafat; sua passagem pelo Consulado do Brasil em Lisboa e sua atuação como representante brasileiro junto à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) também são objeto de atenção.
Na segunda parte do livro, Pedro Motta Pinto Coelho relembra histórias famosas de sua cidade natal, Santa Bárbara, e ainda apresenta alguns textos de ficção.
Na entrevista a Rogério Faria Tavares, o embaixador Pedro Motta Pinto Coelho vai ainda abordar sua atuação como representante do Brasil junto à Conferência do Desarmamento da ONU em Genebra, onde atuou entre 2014 e 2016, além de rememorar, ainda, suas passagens por Washington, Assunção e Buenos Aires.
Sobre o entrevistado
Pedro Motta Pinto Coelho é brasileiro, natural de Santa Bárbara, Estado de Minas Gerais. Diplomata de carreira, serviu nas embaixadas em Washington, Assunção, Buenos Aires, tendo participado, como delegado do Brasil, a numerosas reuniões internacionais, particularmente nos temas de meio ambiente e do desarmamento. Foi Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa (1999-2001), Embaixador em Israel (2007-2010), Embaixador, Representante Permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa—CPLP, Lisboa (2010-2014), e Embaixador, Representante Permanente do Brasil junto à Conferência do Desarmamento das Nações Unidas em Genebra (2014.2016). Aposentado, vive na Vila de Parede, Concelho de Cascais, em Portugal.
SERVIÇO:
Lançamento do livro de memórias “O colecionador de fronteiras” do Embaixador Pedro Motta Pinto Coelho
Data: 31 de agosto, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br