Evento acontece no dia 4 de junho, a partir das 20h, com a mediação de Yolanda Vilela, Lilany Pacheco, Paula Pimenta e Marina Baltazar

 

Em que medida pode a psicanálise contribuir para um novo pacto civilizatório em torno das questões ecológicas? Esta provocação é o ponto de partida para o encontro do projeto Lacan na Academia: conversando com a literatura, que acontece no dia 04 de junho, a partir das 20h, na Academia Mineira de Letras. A roda de conversa recebe a escritora e acadêmica da AML, Maria Esther Maciel (cadeira 15), para debater o tema “Ecologia Lacaniana”. O evento é uma parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – seção Minas Gerais – e tem entrada gratuita. 

Yolanda Vilela, uma das organizadoras do evento, afirma que o mal-estar na cultura é experimentado hoje, na era da “ecoansiedade”, em contraposição à moral sexual civilizada de Freud. “A moral civilizada inibia ao mesmo tempo em que funcionava como bússola para os sujeitos, regulando a vida em sociedade. O mal-estar contemporâneo evidencia a ausência de referenciais simbólicos capazes de nortear, de modo minimamente satisfatório, os laços sociais. A desinibição que marca os dias atuais é concomitante aos excessos da nossa civilização: excesso de poluição, de lixo, de consumo, de individualismo entre outros tantos”, explica a psicanalista. Yolanda Vilela é mediadora do encontro, junto de Lilany Pacheco, Paula Pimenta e Marina Baltazar.

O projeto “Lacan na Academia: conversando com a literatura” aposta numa conversa com Maria Esther Maciel, “autora que ao abordar amplamente o tema da animalidade pelo viés da zooliteratura e da zoopoética, adota uma perspectiva esclarecedora quanto à atualidade do laço social. De Charles Darwin a Ed Yong, de Hilda Hilst a Adriana Lisboa, de Donna Haraway a Ailton Krenak, a literatura de Maria Esther convoca autores que, assim como ela, estão atentos às vidas ao redor, a esses viventes que, embora desprovidos da linguagem humana enquanto tal, são capazes de interrogar a nossa atual forma de viver e de nos enlaçarmos”, conforme ressalta Yolanda Vilela.

“Lacan na Academia: conversando com a literatura” é uma iniciativa da AML, junto a Escola Brasileira de Psicanálise, seção Minas Gerais. O projeto acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores. 

 

CONVIDADAS

Maria Esther Maciel é professora titular de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG (1990), doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (1995), pós-doutorado em Cinema pela Universidade de Londres (1999/2000) e em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2012/2013). Criou e coordenou, na FALE/UFMG, o Núcleo de Estudos LatinoAmericanos (NELAM) e o núcleo TRANSVERSO – Criação e Estudos Poéticos. É pesquisadora nível 1-C do CNPq, tendo desenvolvido, desde 2007, 5 projetos de pesquisa, com Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Publicou 15 livros autorais em diferentes gêneros literários, além de ter organizado 5 obras e coorganizado 3. Foi finalista de vários prêmios literários: Prêmio Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Portugal Telecom de Literatura e Prêmio Oceanos. Recebeu, com O livro dos nomes (Companhia das Letras, 2008), menção especial no Prêmio Casa de las Américas 2009. Foi colunista do caderno Cultura do jornal Estado de Minas (2011-2014) e, desde 2012, é colaboradora do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo. É idealizadora e diretora editorial da revista Olympio – Literatura e Arte. Coordena a Tlön Serviços Literários, criada em 2019 e voltada para trabalhos de edição, consultoria literária, revisão e tradução.

Yolanda Vilela é psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, seção Minas Gerais (EBP/MG), e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e tradutora. É Mestre em Psicanálise pela Université de Paris 8 e Doutora em Literatura Comparada pela FALE/ UFMG.

Lilany Pacheco é Psicóloga, Doutora em Ciência da Saúde – UFMG. Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise, seção Minas Gerais (EBP/MG) e da Associação Mundial de Psicanálise. Diretora do Instituto de Psicanálise de Minas Gerais. Supervisora da Rede de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Paula Pimenta é doutora em Psicologia (UFMG). Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise, seção Minas Gerais (EBP/MG) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Coordenadora no Brasil da Rede de Estudos sobre o Autismo na América Latina – REAL, da FAPOL (Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana) e do Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Psicose do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais – IPSM-MG. É professora Adjunta da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Marina Baltazar é pesquisadora, professora e revisora. Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolve a pesquisa “O fio e o fim”.

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

SERVIÇO 

Lacan na Academia: conversando com a literatura – Tema: Ecologia Lacaniana

Com a escritora, professora, editora e pesquisadora Maria Esther Maciel. Mediação de Yolanda Vilela, Lilany Pacheco, Paula Pimenta e Marina Baltazar

Data: 04/06, quarta-feira, às 20h 

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Lourdes) 

Entrada gratuita.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães

(31)  9 3301-0161| comunicacao@academiamineiradeletras.org.br