Lançamento terá a presença de Maitê Proença, Hugo de Castro Machado e de Mara Vasconcellos Mancini. O evento é gratuito
“Sinhá Braba”, “A Vida em Flor de Dona Beja” e “Chica Que Manda”, clássicos do escritor mineiro Agripa Vasconcelos, ganharam uma nova edição pelo Grupo Online Editora. As histórias dessas três notáveis mulheres da história brasileira serão lançadas em um box especial repaginado, no dia 17 de abril, às 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes, Belo Horizonte). O evento de lançamento contará com a presença da atriz e escritora Maitê Proença – que interpretou Dona Beja na telenovela da TV Manchete, em 1986 –, de Hugo de Castro Machado e de Mara Vasconcellos Mancini, neta de Agripa e curadora de sua obra literária. Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, também estará presente na ocasião. A entrada é gratuita.
“Recentemente, o Instituto Brasileiro de Cultura recebeu acervos de vários escritores, inclusive do meu avô, o Agripa. O presidente do IBC, Paulo Houch é um grande leitor e admirador da obra dele e foi daí que surgiu o projeto de relançamento. Ele queria trazer uma abordagem mais moderna, com novas capas, e nos procurou para saber se gostaríamos de participar. Então sugeri que acrescentássemos prefácios que diferenciassem essas edições das antigas. Convidei pessoas que têm tudo a ver com cada volume para escrever esses textos. Também decidimos fazer o relançamento em etapas, começando pelas três personagens femininas, que serão lançadas no dia 17”, conta Mara Sylvia de Vasconcellos, neta de Agripa. O novo box, com essas três obras de Agripa, dá oportunidade única aos leitores de explorarem vidas de mulheres marcantes que desafiaram convenções e deixaram um impacto duradouro no país, em apenas um conjunto literário.
O lançamento do box com as obras de Agripa Vasconcelos acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Esse projeto tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
SOBRE OS CONVIDADOS:
Hugo de Castro Machado é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu, associado do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e curador do Museu Genealógico e Histórico/Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu.
Maitê Proença é atriz, escritora e dramaturga brasileira, tendo atuado em mais de sessenta telenovelas, filmes e peças de teatro.
Mara Vasconcellos Mancini é neta de Agripa Vasconcelos e curadora de sua obra literária. Professora de inglês com formação em Letras e Mestrado em Linguística Aplicada pela UFMG, é coautora da biografia do avô “Agripa Vasconcelos – De Poeta a Romancista das Gerais”, em parceria com o Prof. Dr. Maurício Menon e o Prof. Sandro Adriano Silva, da Universidade Federal e Tecnológica do Paraná.
SOBRE O AUTOR
Agripa Vasconcelos nasceu em Matozinhos, então distrito de Santa Luzia, em 12 de abril de 1896. Médico formado pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1920, destacou-se também como pesquisador e escritor. Em 1930, publicou De que morreu Aleijadinho, um dos primeiros diagnósticos retrospectivos realizados no Brasil. Sua obra mais consagrada é Sagas do País das Gerais, uma coleção de seis romances históricos que o colocou entre os grandes nomes da literatura nacional, com ilustrações da artista Yara Tupinambá. As narrativas de Agripa misturam fé, lenda, amor e sofrimento do sertão mineiro, inspirando inclusive a televisão brasileira. A Vida em Flor de D. Bêja e Chica que Manda deram origem às telenovelas Dona Beija (1986) e Xica da Silva (1996), exibidas pela TV Manchete. Agripa é imortal da Academia Mineira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 3, e de diversos institutos históricos de Minas Gerais, preservando com paixão a memória e a cultura do estado.
INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO:
Lançamento do Box de Agripa Vasconcelos, do Grupo Online Editora O box reúne as obras Sinhá Braba, A Vida em Flor de Dona Beja e Chica Que Manda Data: 17 de abril, quinta, às 19h30 Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 – Centro) ou Youtube da AML Entrada gratuita |
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Assessoria de Imprensa AML – Amanda Magalhães
(31) 9 3301-0161| comunicacao@academiamineiradeletras.org.br