O inquietante, ou o estranho familiar, pode ser amplamente reconhecido na obra de Clarice Lispector. Para falar a respeito, a Academia Mineira de Letras apresenta palestra guiada pelo tema “Clarice Lispector e o inquietante”, a partir do dia 10 de dezembro, às 11 horas, pelo YouTube. Quem conduz esta visita a Clarice em dupla abordagem é o professor Luiz Lopes.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e cem médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
A palestra terá dois momentos distintos: no primeiro Luiz Lopes abordará os principais aspectos da obra da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), de forma que os ouvintes possam ter um panorama de sua criação literária e artística.
Além disso, ele vai ressaltar a presença do inquietante, que aparece em contos, crônicas e nos romances e textos longos, entre eles, nas obras curtas, os contos “Amor” e “A legião estrangeira” e na crônica “Pertencer”.
No segundo momento o professor localiza algumas imagens inquietantes que aparecem na obra de Clarice para evidenciar uma linha de força de produção, como também algo que revela a própria figura inquietante da escritora. O texto utilizado para exemplificação será “A Hora da Estrela”.
Tal abordagem parte de algumas possibilidades de diálogo entre os textos claricianos e o pensamento de Georges Didi-Huberman, filósofo e crítico de arte contemporâneo. O tema do inquietante, ou do estranho familiar, foi trabalho de Sigmund Freud a partir da literatura e retomado depois por Didi-Huberman em alguns de seus textos.
Além das palestras inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesia, crônicas e dicas de leitura.
Sobre o palestrante:
Luiz Lopes possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professor do curso de Letras do CEFET-MG, atuando na área de Estudos Literários e professor do programa de Pós-Graduação em Linguagens POSLING/CEFET-MG. É membro do grupo de pesquisa ATLAS e Mulheres na Edição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Clarice Lispector, Literatura Comparada, Filosofia e Pensamento Trágico.
SERVIÇO:
Palestras ao vivo “Clarice Lispector e o inquietante” – com Luiz Lopes
Data: 10 de dezembro, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.
Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br