A Academia Mineira de Letras recebe o escritor e presidente da ANE (Associação Nacional de Escritores) Fábio de Sousa Coutinho, no dia 12 de junho, a partir das 19h30, para o lançamento do seu livro “Lúcia – Uma biografia de Lúcia Miguel Pereira”. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Lúcia Miguel Pereira nasceu em Barbacena, em 1901, e morreu no Rio de Janeiro, em 1959, devido a um acidente aéreo. Foi crítica literária, romancista, ensaísta, biógrafa e estudou em um dos mais tradicionais colégios católicos cariocas.

Com amigas de escola fundou a Revista Elo, na qual começou a publicar seus primeiros escritos, entre 1927 e 1929. Escreveu para os jornais O Estado de São Paulo, Correio da Manhã, Gazeta de Notícias, Revista do Brasil, Boletim de Ariel, A Ordem e Lanterna Verde.

Quanto às biografias, escreveu a de Machado de Assis, em 1935, obra indispensável dentro da crítica machadiana, e A Vida de Gonçalves Dias, publicada em 1943. Em 1948, assumiu a coordenação da biblioteca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Lúcia foi considerada importante figura da produção intelectual no Brasil, tendo ajudado a consolidar a geração de prosadores modernos na década de 30. O livro de Fábio Coutinho conta a história de uma das mais altas vozes femininas da ensaística e da crítica literária brasileiras do século passado.

 

Sobre o autor:

Fábio de Sousa Coutinho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1951. É formado em em Direito, com mestrado em Direito Internacional e Comparado pela Southern Methodist University (SMU), Dallas, Texas. Advogado, já atuou como vogal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, subsecretário de Justiça e do Interior/RJ, advogado do Banco Mundial e membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (2009/2012).

É membro efetivo do PEN Clube do Brasil,  da Academia de Letras do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da Academia Brasiliense de Letras. É Sócio fundador da Confraria dos Bibliófilos do Brasil. Em 15 de abril de 2015, foi eleito presidente da ANE. É colaborador em diversos jornais e revistas. Participou da coletânea Espelhos da palavra/Espejos de la palabra”(2001), Abrace Editora. Entre seus trabalhos também estão  30 anos de poesia”(2008), Poebras; Juristas na Academia Brasileira de Letras”(2006); Três irmãos do Recife”(2009); “Cadeira 24: dos rios do Pará aos verdes mares do Ceará” (2013) (em colaboração); Crônicas de um leitor apaixonado”(2015), entre outros.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Lúcia – Uma biografia de Lúcia Miguel Pereira”, com Fábio de Sousa Coutinho

Data: 12 de junho

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

chancela