No dia 24 de agosto, sábado, às 10h, o escritor e presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão, promove conversa com o editor Eduardo Lacerda sobre seu livro de contos “Ode à Errância” (Patuá Editora/SP), que também será lançado, na ocasião, com sessão de autógrafos.

Com entrada franca e acessibilidade em Libras, a conversa e o lançamento ocorrem no âmbito do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

Ensina o dicionário: ‘errar’ é (1) ‘incorrer em erro, em engano’; (2) ‘deixar de acertar’ o alvo; (3) ‘andar sem rumo certo, vaguear, percorrer’; (4) ‘fazer ou pensar algo que resulta em culpa’. De tal multiplicidade de sentidos é que nasce o livro de contos de Jacyntho Lins Brandão, intitulado “Ode à errância”, pela qual desfilam personagens ao sabor do acaso, incertos sobre o que são e como agem, sem controle das decisões e de seus resultados.

A escrita dos variados contos erra pelos vieses da língua, indo do clássico ao coloquial, com a consciência de que publicações supõem riscos. São histórias (ou estórias) que, a seu modo, tiram proveito daquilo que Oswald de Andrade certa vez chamou “a contribuição milionária de todos os erros”. Os contos abordam temas como velhice, amores proibidos ou não correspondidos, erros de cálculo, projetos inacabados, relações sociais e idiossincrasias em que cada qual mergulha no percurso da própria existência.

Sobre os participantes

Eduardo Lacerda é formado em Letras pela Universidade de São Paulo. É o fundador, editor e proprietário da Editora Patuá, com sede na mesma cidade.

Jacyntho Lins Brandão é doutor em Letras Clássicas pela USP, bem como professor emérito de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Letras da UFMG. Escreveu diversos livros, entre eles, Mais (Um) nada (Ed. Quixote + Do, 2020); “Epopeia da criação” (Autêntica, 2022); Harsíese (Patuá, 2023). É presidente da Academia Mineira de Letras, na qual ocupa a cadeira 25.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos, abrangendo cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.