O acadêmico e escritor Humberto Werneck é convidado da próxima edição do “Encontro com a Literatura”, um projeto em parceria entre a Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping. A jornalista Daniella Zupo conduz um bate-papo com o autor, que fala um pouco de sua trajetória e os livros “O Espalhador de Passarinhos”, “Esse inferno vai acabar”, “Sonhos rebobinados” e “O pai dos burros – Dicionário de lugares-comuns e frases feitas” (Editora Arquipélago). O evento acontece no dia 17 de dezembro, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.
O Encontro é a oportunidade perfeita para quem quer saber um pouco mais da obra de Humberto Werneck e seus processos de escrita. Como praticamente todas as coletâneas de crônicas, os livros “O Espalhador de Passarinhos”, “Esse inferno vai acabar” e “Sonhos rebobinados” não têm unidade temática. Embora cada um deles seja um trivial variado, digamos assim, temas e tons coexistem. “A nenhum dos três faltam humor”, ressalta o acadêmico.
Pela mesma editora o autor publicou um livro que não é de crônicas: “O pai dos burros – Dicionário de lugares-comuns e frases feitas”. A segunda edição teve acréscimo de centenas de verbetes, elevando o total para perto de seis mil.
Outro livro abordado será “O pai dos burros”, que tem uma história curiosa: é um livro involuntário, pois foi se fazendo sem que Werneck percebesse, ao longo de várias décadas. “Como escritor e como jornalista, tenho horror a expressões que, de tão usadas, viram clichês, perdem força e mesmo significado. Para lembrar um lugar-comum: tornam-se pilhas gastas. Um exemplo: ‘rigoroso inquérito’. Alguém botou o adjetivo ‘rigoroso’ porque, na verdade, pouca gente acredita que um inquérito vá dar em alguma coisa. Pois bem, ao longo dos anos fui anotando coisas do tipo, e um dia me dei conta de que tinha milhares de clichês. Tinha nas mãos um livro praticamente pronto”, revela.
Na ocasião, o escritor também adiantará informações sobre seu novo livro de crônicas, projeto no qual tem se dedicado e será lançado no próximo ano.
O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamento, com oportunidades de lançamentos de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.
Todos os encontros são gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e conversas.
Sobre o autor
Humberto Werneck, escritor e jornalista, em São Paulo desde 1970, é autor de O desatino da rapaziada, O Santo Sujo — Biografia de Jayme Ovalle (prêmios APCA e Jabuti 2008) e O pai dos burros — Dicionário de lugares-comuns e frases feitas. Cronista semanal do jornal O Estado de S. Paulo, no momento licenciado, publicou três livros de crônicas: O Espalhador de Passarinhos, Esse inferno vai acabar e Sonhos rebobinados. É editor sênior da revista de livros Quatro Cinco Um e prepara uma biografia de Carlos Drummond de Andrade para a editora Companhia das Letras.
SERVIÇO:
Encontro com a Literatura
Convidado: Humberto Werneck
Livros: “O Espalhador de Passarinhos“, “Esse inferno vai acabar“, “Sonhos rebobinados” e “O pai dos burros – Dicionário de lugares-comuns e frases feitas“
Data: 17 de dezembro, às 17h
Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte