Aberto ao público, o evento acontece no dia 23.05, quinta, no auditório da AML, com participação do autor Guilherme de Marchi, a escritora Laura Cohen, sob mediação do pesquisador e Doutor em Letras, Felipe Cordeiro. O lançamento conta ainda com show de jazz.
No dia 23 de maio, quinta-feira, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe o Lançamento de “O Visitante” (Editora Patuá), obra de estreia do escritor Guilherme de Marchi. Na ocasião, o autor e a escritora Laura Cohen, sob mediação do pesquisador e Doutor em Letras, Felipe Cordeiro, propõem uma conversa aberta ao público com discussões sobre as estratégias para construção de um romance literário, da criação à editoração. O evento conta ainda com show de jazz dos músicos Felipe Fleury e Rafa SJ. Toda programação acontece no auditório da AML, a partir das 19h30, e terá abertura de portões 30 minutos antes.
Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra e o lançamento acontecem no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
Em “O Visitante”, de Marchi narra a saga de Castelar. Através da experiência da paternidade, o personagem revive sua turbulenta história familiar, repleta de sons e espaços que adquirem uma nova dimensão no ambiente da casa de sua infância, percorrida em perspectiva compulsivamente. A narrativa fragmentada e não linear confronta a memória por diferentes vozes que, quando somadas, trazem cenas carregadas de afetividade e violência que falseiam os fatos na mesma medida em que os confirmam. A busca por libertar-se das marcas familiares se torna ao mesmo tempo a própria confirmação de como essas influências o determinaram. Castelar se apropria de sua história enquanto reconhece que é apenas um visitante.
“A literatura é necessariamente autobiográfica, desde que não se tenha nenhum compromisso com a verdade. É dizer a partir de um ponto e, sob a segurança de uma narrativa, o que jamais poderíamos admitir quando vestidos de nossos papéis. E é justamente neste lugar em que o leitor encontrará identificação com aquilo de mais obscuro, de mais reprovável. E, também, de mais humano”, comenta Guilherme de Marchi.
Na ocasião do evento, o autor e a escritora Laura Cohen, sob mediação de Felipe Cordeiro, trarão as próprias experiências na formulação dos conflitos, personagens, estrutura, espaço e tempo em uma obra literária. Um exercício de pensar o cotidiano, humanizar-se e encontrar humanidade por meio do espaço ficcional.
A escritora Laura Cohen é autora de diversos títulos, sendo “Caruncho”, seu último romance, o vencedor do Prêmio Academia Mineira de Letras de 2023. O primeiro romance de Guilherme de Marchi foi concebido no Estratégias Narrativas, espaço literário idealizado por Laura que, há 10 anos, se dedica, entre outras frentes, à preparação de textos literários.
Além dos elementos da criação, o mediador Felipe Cordeiro acrescenta que o entendimento da produção de um livro envolve também “questões editoriais, financeiras, jornalísticas, de marketing, sociais e políticas, que permeiam cada fase do processo. É preciso compreender a complexidade desse contexto para que o livro possa alcançar seu potencial máximo de impacto e alcance”, destaca.
Sobre Guilherme de Marchi
Guilherme de Marchi é pai de três filhos. Começou a graduação em Letras da UFMG, mas não concluiu. Formou-se em Direito pela PUC-Minas, MBA em Gestão de negócios pela Dom Cabral, e Processo Civil pela Newton Paiva. Hoje atua como advogado e empresário, como sócio e líder de operações do Grupo Barcelos (escritório de advocacia mineiro), além de sócio fundador da BlueTape, uma empresa de tecnologia no setor jurídico. É diretor presidente voluntário da associação Alvo Org, cuja finalidade é de integração social. No campo artístico, também toca guitarrista e compõe. Neste ano, retorna às letras com “O Visitante”, seu romance de estreia, publicado pela editora Patuá.
Sobre Laura Cohen
Publicou, entre narrativas longas, contos e poemas, os romances “Canção sem palavras” (Scriptum, 2017) e “Caruncho” (Impressões de Minas, 2022), vencedor do Prêmio Academia Mineira de Letras de 2023. É fundadora e professora do projeto Estratégias Narrativas e leciona no curso de pós-graduação em Escrita Criativa da PUC-Minas.
Sobre Felipe Cordeiro
Doutor em Letras pela UFMG, com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires. É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-IATC), filiada à UNESCO. Editor de Literatura do jornal Letras, do Café com Letras. Foi editor da “Em Tese – Revista de Literatura da UFMG” durante 3 anos e, atualmente, integra o Conselho Editorial da revista. Coorganizador dos livros “Mulheres Míticas em performance” (Editora Javali), e “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva” (no prelo). Foi professor no curso de Letras da UFMG entre os anos de 2018 e 2019. Colabora com o Suplemento Pernambuco, a Revista Continente e a Revista da Academia Mineira de Letras. Possui artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, Estados Unidos e Holanda.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.