Ação que integra o programa Livro do mês da AML, o evento, a ser realizado no dia 20.07, sábado, conta com dez autores de obras publicadas entre 2022 e 2024.
A entrada é franca e aberta ao público.
No dia 20 de julho, sábado, das 10h às 13h, a Academia Mineira de Letras promove a 1ª edição do Lançamento Coletivo. Durante uma manhã, dez autores vão expor ao público suas obras publicadas entre os anos de 2022 e 2024. O Lançamento Coletivo faz parte do projeto livro do mês, que tem curadoria da AML, e traz palestras com debates contemporâneos em torno de obras já publicadas. O evento tem acesso gratuito e acontece na sede da AML (Rua da Bahia 1466 – Lourdes).
Dos dez autores inscritos para a primeira edição do Lançamento Coletivo, nove são mineiros e um paulista. Cada um apresentará sua obra ao público, por cerca de quinze minutos, podendo fazê-lo na forma de leitura de trechos, comentários ou roda conversa.
Segundo o idealizador do projeto, o presidente Jacyntho Lins Brandão, a proposta da iniciativa é contemplar, fomentar e divulgar a riqueza da produção literária, sobretudo a mineira: “A Academia Mineira de Letras recebe com frequência pedidos de lançamento de livros em seu auditório, o que nem sempre é possível atender de modo individualizado. Considerando, todavia, a variedade e importância do que vem sendo publicado, em especial no nosso Estado, passará a organizar, ao fim de cada semestre, um lançamento coletivo, no contexto do programa Livro do Mês”, explica.
A 1ª edição do Lançamento Coletivo acontece no âmbito do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
Conheça as obras que estarão expostas na 1ª edição do Lançamento Coletivo
>Meus tempos de criança, publicação organizada por Margareth Santana, com capa de Manuela Liquito e ilustrações de Edra, Juarez Leite, Marcial Ávila, Maurizio Manzo e Ana Clara Carvalho – Editora Literíssima (2023)
>Vida de livreiro, de Guilherme Leite, ilustrações de Diego Moreira (fotógrafo), Editora do autor (2023)
>A Gripe, de Lúcio Adolfo, Editora Sagitas (2023)
>É Impossível Você Morrer Antes De Mim, de Eduardo Lucas Andrade, ilustrações de Nath, Editora Literatura em Cena (2024)
>O homem da chuva, de Brunno D’Almas, Editora Urutau (2023)
>Dos que vão morrer, aos mortos, de Rafael Sette Câmara, Editora Urutau (2023)
>O enigma da rosa, de João Victor de Melo, capa de Daniela Penedo, Editora Viseu (2023)
>Sociedade contemporânea: entre o prazer e a angústia, de Fernando Raine, Provérbio Editora (2024)
>Só & Companhia, de Ana Chiarini, Editora Patuá (2023)
>O homem de calcinha, de Seu João Xavier, editora do autor (2024)
Conheça os autores das obras participantes:
- Margareth Santana (organização)
Professora de História, mineira de Pirapora, autora organizadora dos livros: “Cheiro de Minas” 300 anos – edição comemorativa ao tricentenário de Minas, edição 2020, “Laços de Avós”, edição 2021 Páginas Editora; “Falas Negras”, edição 2022 Letramento Editora e “Meus tempos de criança”, Ed. 2023 Literíssima Editora.
————————————————————————————————————
- Guilherme Leite
Estudou design de produto e gráfico na UEMG. Tem quase 20 anos de experiência como livreiro em diversas livrarias e eventos de BH. Atualmente é agente cultural na câmara mineira do livro.
————————————————————————————————————
- Lúcio Adolfo
É advogado e escritor, com várias obras publicadas, inclusive comentários ao Código de Processo Penal e Parte Geral do Código de Processo Penal Brasileiro. Presidente da Comissão Nacional do Júri da ANACRIM. Mais de 2.200 mil juris. Imortal da Academia Lavrense de Letras.
————————————————————————————————————
- Eduardo Lucas Andrade
Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de BH (EBEP-BH). Psicólogo CRP 04/42858. Escritor membro da Academia Bom-Despachense de Letras e da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Autor de vários livros.
————————————————————————————————————
- Brunno D’Almas
Poeta, professor de história e mestrando em Estudos Territoriais. Natural e residente de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O homem da chuva, que esteve presente na Flip 2023 e estará presente na Bienal de São Paulo deste ano, é seu primeiro livro por editora.
——————————————————————————————————————
- Rafael Sette Câmara
Nasceu em Belo Horizonte, em 1985. Formou-se em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou como jornalista em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. É fundador do site de viagens 360meridianos e do Movimento BH a Pé, projeto cultural e literário.
——————————————————————————————————————
- João Victor de Melo
Nascido na cidade de Patos de Minas, iniciou sua graduação em engenharia em 2019 na UFMG, escreve poemas, contos e peças de teatro. Participou de competições na área literária no Brasil e na Grã-Bretanha, tendo recebido o terceiro Prêmio Juca da Angélica, em poesia. Já escreveu quatro livros, entre eles dois romances.
——————————————————————————————————————-
- Fernando Raine
Natural de Juiz de Fora (MG), com formação em educação e jornalismo, traz olhar atento à essência humana – que é notoriamente explorado na obra “Sociedade Contemporânea: Entre o Prazer e a Angústia”. Além de escritor, é organizador de diversas antologias e atua como editor na Provérbio Editora.
————————————————————————————————————–
- Ana Chiarini
Ana [Maria] Chiarini é paulista de Campos do Jordão e professora de Língua e Literatura Italianas, na UFMG. Reside no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, cenário de várias das crônicas de seu livro.
———————————————————————————————————
- Seu João Xavier
Sociólogo e linguista, professor efetivo do Departamento de Linguagens e Tecnologias do CEFET-MG, é graduado em Letras – Português e Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de mestre em Linguística Aplicada pela UFMG e doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.