Ação que integra o programa Livro do mês da AML, o evento, a ser realizado no dia 20.07, sábado, conta com dez autores de obras publicadas entre 2022 e 2024.

A entrada é franca e aberta ao público.

No dia 20 de julho, sábado, das 10h às 13h, a Academia Mineira de Letras promove a 1ª edição do Lançamento Coletivo. Durante uma manhã, dez autores vão expor ao público suas obras publicadas entre os anos de 2022 e 2024. O Lançamento Coletivo faz parte do projeto livro do mês, que tem curadoria da AML, e traz palestras com debates contemporâneos em torno de obras já publicadas. O evento tem acesso gratuito e acontece na sede da AML (Rua da Bahia 1466 – Lourdes).

Dos dez autores inscritos para a primeira edição do Lançamento Coletivo, nove são mineiros e um paulista. Cada um apresentará sua obra ao público, por cerca de quinze minutos, podendo fazê-lo na forma de leitura de trechos, comentários ou roda conversa.

Segundo o idealizador do projeto, o presidente Jacyntho Lins Brandão, a proposta da iniciativa é contemplar, fomentar e divulgar a riqueza da produção literária, sobretudo a mineira: “A Academia Mineira de Letras recebe com frequência pedidos de lançamento de livros em seu auditório, o que nem sempre é possível atender de modo individualizado. Considerando, todavia, a variedade e importância do que vem sendo publicado, em especial no nosso Estado, passará a organizar, ao fim de cada semestre, um lançamento coletivo, no contexto do programa Livro do Mês”, explica.

A 1ª edição do Lançamento Coletivo acontece no âmbito do projeto “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

Conheça as obras que estarão expostas na 1ª edição do Lançamento Coletivo

>Meus tempos de criança, publicação organizada por Margareth Santana, com capa de Manuela Liquito e ilustrações de Edra, Juarez Leite, Marcial Ávila, Maurizio Manzo e Ana Clara Carvalho – Editora Literíssima (2023)

>Vida de livreiro, de Guilherme Leite, ilustrações de Diego Moreira (fotógrafo), Editora do autor (2023)

>A Gripe, de Lúcio Adolfo, Editora Sagitas (2023)

>É Impossível Você Morrer Antes De Mim, de Eduardo Lucas Andrade, ilustrações de Nath, Editora Literatura em Cena (2024)

>O homem da chuva, de Brunno D’Almas, Editora Urutau (2023)

>Dos que vão morrer, aos mortos, de Rafael Sette Câmara, Editora Urutau (2023)

>O enigma da rosa, de João Victor de Melo, capa de Daniela Penedo, Editora Viseu (2023)

>Sociedade contemporânea: entre o prazer e a angústia, de Fernando Raine, Provérbio Editora (2024)

>Só & Companhia, de Ana Chiarini, Editora Patuá (2023)

>O homem de calcinha, de Seu João Xavier, editora do autor (2024)

 

Conheça os autores das obras participantes:

  1. Margareth Santana (organização)

Professora de História, mineira de Pirapora, autora organizadora dos livros: “Cheiro de Minas” 300 anos – edição comemorativa ao tricentenário de Minas, edição 2020, “Laços de Avós”, edição 2021 Páginas Editora; “Falas Negras”, edição 2022 Letramento Editora e “Meus tempos de criança”, Ed. 2023 Literíssima Editora.

————————————————————————————————————

  1. Guilherme Leite

Estudou design de produto e gráfico na UEMG. Tem quase 20 anos de experiência como livreiro em diversas livrarias e eventos de BH. Atualmente é agente cultural na câmara mineira do livro.

————————————————————————————————————

  1. Lúcio Adolfo

É advogado e escritor, com várias obras publicadas, inclusive comentários ao Código de Processo Penal e Parte Geral do Código de Processo Penal Brasileiro. Presidente da Comissão Nacional do Júri da ANACRIM. Mais de 2.200 mil juris. Imortal da Academia Lavrense de Letras.

————————————————————————————————————

  1. Eduardo Lucas Andrade

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de BH (EBEP-BH). Psicólogo CRP 04/42858. Escritor membro da Academia Bom-Despachense de Letras e da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Autor de vários livros.

————————————————————————————————————

  1. Brunno D’Almas

Poeta, professor de história e mestrando em Estudos Territoriais. Natural e residente de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O homem da chuva, que esteve presente na Flip 2023 e estará presente na Bienal de São Paulo deste ano, é seu primeiro livro por editora.

——————————————————————————————————————

  1. Rafael Sette Câmara

Nasceu em Belo Horizonte, em 1985. Formou-se em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou como jornalista em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. É fundador do site de viagens 360meridianos e do Movimento BH a Pé, projeto cultural e literário.

——————————————————————————————————————

  1. João Victor de Melo

Nascido na cidade de Patos de Minas, iniciou sua graduação em engenharia em 2019 na UFMG, escreve poemas, contos e peças de teatro. Participou de competições na área literária no Brasil e na Grã-Bretanha, tendo recebido o terceiro Prêmio Juca da Angélica, em poesia. Já escreveu quatro livros, entre eles dois romances.

——————————————————————————————————————-

  1. Fernando Raine

Natural de Juiz de Fora (MG), com formação em educação e jornalismo, traz olhar atento  à essência humana  – que é notoriamente explorado na obra “Sociedade Contemporânea: Entre o Prazer e a Angústia”. Além de escritor, é organizador de diversas antologias e atua como editor na Provérbio Editora.

————————————————————————————————————–

  1. Ana Chiarini

Ana [Maria] Chiarini é paulista de Campos do Jordão e professora de Língua e Literatura Italianas, na UFMG. Reside no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, cenário de várias das crônicas de seu livro.

———————————————————————————————————

  1. Seu João Xavier

Sociólogo e linguista, professor efetivo do Departamento de Linguagens e Tecnologias do CEFET-MG, é graduado em Letras – Português e Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de mestre em Linguística Aplicada pela UFMG e doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.

Instituto Unimed-BH 

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.