A próxima edição do Encontro com a Literatura”, projeto da Academia Mineira de Letras e do Ponteio Lar Shopping, traz uma entrevista com a escritora Cris Guerra (que agora assina Cris Pàz) sobre seu 8º livro. No encontro, a jornalista Daniella Zupo entrevista a autora sobre o livro “Fundo do Poço, O lugar Mais Visitado do Mundo – Notas de Viagem”, onde compartilha experiências de uma trajetória de transformação. O evento acontece no dia 25 de junho, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.

 “Eu tinha a minha vida, e não sabia o que fazer com ela. Eu visualizava o mapa do meu futuro, desenhado na minha cabeça, e olhava para uma estrada que já não existia mais.  Eu teria que construir outro caminho, mas a minha dor parecia maior do que eu.  E agora? (Não é amanhã, não é já passou. Não é com o outro, é comigo. É agora e é comigo.) Depois de um tempo, a dor começou a agir sobre mim.  Do desespero nasceu uma coragem que eu desconhecia”, revela a autora.

Nesse novo livro, a escritora Cris Guerra (Cris Pàz) faz uma narrativa poderosa, comovente e também bem-humorada sobre a própria trajetória e seus aprendizados a partir de acontecimentos trágicos em sua vida, como a viuvez ainda grávida e a perda precoce dos pais. E o recado que ela manda aos leitores é claro: todo mundo, em algum momento da existência, vai fazer algumas visitas ao fundo do poço.

“Entretanto, esse lugarzinho incômodo pode proporcionar vista privilegiada para aquele que se atrever a levantar um pouco a cabeça em meio à dor para um respiro: o céu está acima e pode ser até azul, mesmo com nuvens”.

Longe de fazer apologia ao sofrimento, Cris usa a metáfora do fundo do poço para chamar o leitor à reflexão sobre o que as tristezas e situações-limites trazem de transformação conforme o visitante se dispõe a apreciar a estada. Esta apreciação se faz no silêncio, na solidão e na elaboração dos fatos. Ao final desta viagem o resultado pode ser que o poço tenha ficado para trás e o visitante nem tenha percebido que saiu daquele lugar, em princípio, tão ruim.

E se a autora pôde sair do fundo do poço com saldo positivo – a carreira de escritora e empreendedora nasceu ali – por que não poderão, também, outras pessoas? Sem fórmulas prontas ou ideias mirabolantes, a intenção do livro é também esta: sem pretensão, oferecer ao leitor uma visão sobre possibilidades. Se ajudar pode ser uma delas.

  O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamento, com oportunidades de lançamentos de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.

Todos os encontros serão gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e conversas. 

 

 Sobre a autora

Publicitária de Belo Horizonte, Cris Guerra fez várias visitas ao Fundo do Poço. De uma delas, a mineira trouxe seus dois primeiros livros, um de cartas para o filho (Para Francisco) e outro sobre moda (Moda intuitiva), ambos best-sellers. Hoje produtora de conteúdo digital, palestrante e escritora com oito livros publicados, Cris escreve mensalmente na revista Vida simples e no site Dia de Beauté, assina uma coluna na Rádio BandNews FM de BH, comanda o podcast 50 Crises (entre os  Top Podcasts de 2020 pelo Spotify Brasil)  e leva novos olhares sobre comportamento e desenvolvimento humano para todo Brasil. Em maio de 2022, tornou pública uma mudança que vinha elaborando: passa a assinar Cris Pàz, numa simbólica evolução do sobrenome Guerra, mais coerente com o que acredita hoje.

 

SERVIÇO:

Encontro com a Literatura 

Convidado: Cris Guerra (agora Cris Pàz)

Livro:  “Fundo do poço, o lugar mais visitado do mundo –Notas de viagem”

Data: 25 de junho, às 17h

Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte